Cuiabá, 25 de Abril de 2024
Notícia Max
25 de Abril de 2024

BRASIL Quarta-feira, 12 de Fevereiro de 2020, 07:45 - A | A

Quarta-feira, 12 de Fevereiro de 2020, 07h:45 - A | A

IGREJA CATÓLICA

Papa Francisco rejeita possibilidade de ordenar homens casados na Amazônia

G1

Remo Casilli/Reuters

Papa Francisco

 

O Papa Francisco descartou, nesta quarta-feira (12), a possibilidade de que homens casados se tornem padres na região amazônica.

 

A possibilidade de ordenar homens casados havia sido aprovada, por 128 votos a 41, no sínodo da Igreja sobre a Amazônia, em outubro passado, mas assustou os membros conservadores da Igreja, que temiam que isso pudesse levar a uma mudança no compromisso secular de celibato entre os padres, diz a Reuters.

 

Mas a proposta não é nem mencionada no texto, de 32 páginas, que foi publicado nesta quarta sobre o encontro, sob o nome de "Exortação Apostólica Pós-Sínodo". Uma exortação apostólica serve para instruir e encorajar os fiéis católicos, mas não define a doutrina da Igreja.

 

No texto, em vez de falar da possibilidade de ordenação para esses homens, o pontífice diz que novas maneiras devem ser encontradas para incentivar mais padres a trabalhar na região remota e permitir papéis maiores para leigos e diáconos permanentes.

 

Homens casados podem se tornar diáconos, que, como padres, são ministros ordenados. Eles podem pregar, ensinar, batizar e administrar paróquias, mas não rezar a missa. Por causa disso, em ao menos 85% das aldeias amazônicas as pessoas não podem participar da liturgia todas as semanas - e algumas não o fazem há anos, segundo a Reuters.

 

"Essa necessidade urgente me leva a exortar todos os bispos, especialmente os da América Latina (...), a serem mais generosos em incentivar aqueles que demonstram uma vocação missionária a optar pela região amazônica", escreveu Francisco.

 

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários