Cuiabá, 25 de Abril de 2024
Notícia Max
25 de Abril de 2024

BRASIL Quarta-feira, 14 de Novembro de 2018, 17:18 - A | A

Quarta-feira, 14 de Novembro de 2018, 17h:18 - A | A

EMBAIXADA

"Quando eu assumir em janeiro, você vai ter a resposta", diz Bolsonaro sobre mudança da embaixada em Israel

G1 — Brasília

 

O presidente eleito, Jair Bolsonaro, questionado nesta quarta-feira (14) por uma jornalista sobre em qual cidade ficará a embaixada brasileira em Israel, respondeu: "Quando eu assumir em janeiro você vai ter a resposta."

 

No início de novembro, dias depois ter vencido a eleição, Bolsonaro afirmou que transferirá a embaixada de Tel Aviv para Jerusalém. Depois, no Twitter, ele repetiu a informação.

 

A transferência da embaixada, que demonstra o reconhecimento de Jerusalém como capital de Israel, é uma medida polêmica. Os palestinos reivindicam Jerusalém Oriental como capital de seu futuro Estado. Por outro lado, a comunidade internacional não reconhece a reivindicação israelense de Jerusalém como sua capital indivisível.

 

Por iniciativa do presidente norte-americano, Donald Trump, os Estados Unidos transferiram sua embaixada para Jerusalém em maio deste ano. A medida gerou confrontos em Gaza.

 

Entenda a polêmica em torno de Jerusalém

 

Nesta sexta, Bolsonaro foi questionado sobre o tema durante uma entrevista coletiva, em Brasília, na qual anunciou a escolha do diplomata Ernesto Araújo para comandar Ministério das Relações Exteriores.

 

“Olha só, eu entendo que quem decide onde é a capital do seu país é o seu governo e, assim sendo, se o Brasil hoje fosse abrir embaixada em Israel seria Tel Aviv ou Jerusalém? Com toda certeza seria Jerusalém", afirmou Bolsonaro.

 

"Nós temos no Brasil todo tipo de gente e vivemos em perfeita harmonia, agora, independência do governo brasileiro tem que ser respeitada em qualquer lugar", completou o presidente eleito.

 

Após as declarações de Bolsonaro, no início do mês, sobre a mudança da embaixada, o Egito cancelou uma reunião com o atual ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes.

 

Histórico

 

O Brasil reconhece o Estado Palestino como país desde dezembro de 2010, após carta enviada pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas.

 

A ONU também reconheceu a Palestina como um "Estado observador", após aprovação em Assembleia Geral em 2012, cuja capital seria em Jerusalém Oriental. Os palestinos querem se estabelecer como um Estado soberano que ocupe a Cisjordânia, a Faixa de Gaza e Jerusalém Oriental. Os territórios foram ocupados por Israel após a Guerra dos Seis Dias, em 1967.

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários