Cuiabá, 25 de Abril de 2024
Notícia Max
25 de Abril de 2024

CIDADES Terça-feira, 13 de Agosto de 2019, 13:08 - A | A

Terça-feira, 13 de Agosto de 2019, 13h:08 - A | A

HUMANIZAÇÃO

Consultório Itinerante leva serviços em Saúde às comunidades Gamaliel e terapêutica Help Vida

Redação

REPRODUÇÃO

GAMALIEL

 

Criado pela Diretoria de Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Cuiabá para levar acolhimento integral e humanizado para a população que não tem acesso aos serviços das Unidades de Estratégia da Saúde da Família, o Programa Consultório Itinerante contempla, nesta semana, moradores da comunidade terapêutica Help Vida e rural Gamaliel. Os atendimentos terão início nesta terça-feira (13) e seguem até sexta-feira (16), para coletas de exames laboratoriais.

 

Conforme o enfermeiro e responsável técnico pela unidade móvel, Marcelo Coelho, ao todo, a equipe que é composta por um médico generalista, um enfermeiro, dois técnicos de enfermagem, um técnico de saúde bucal, um psicólogo, um agente administrativo e um motorista, percorre 14 comunidades rurais e terapêuticas com a oferta de atividades inerentes às unidades de Saúde da Atenção Básica.

 

“Levamos para as 14 comunidades contempladas serviços como pré-consultas, consultas, atualização do calendário de vacinação, atendimento odontológico, entrega de kits de higiene bucal, medicamentos, exames laboratoriais entre outros procedimentos comuns às unidades do Programa de Saúde da Família (PSF). Vale ressaltar que o último dia de atendimento sempre é destinado aos exames das pessoas que já foram atendidas. Tão logo fiquem prontos, retornamos para darmos andamento aos atendimentos como seria de praxe se este paciente tivesse sido atendido em unidades de saúde convencionais”, frisou.

 

De acordo com o secretário adjunto de Assistência em Saúde, Luiz Gustavo Raboni além de levar a humanização dos serviços em Saúde para pessoas que não teriam condições de buscar esse atendimento na zona urbana, o Itinerante também coleta informações sobre a população contemplada, observando suas carências e necessidades para posterior planejamento das ações da Secretaria de Saúde de Cuiabá.

 

“O programa leva os serviços em Saúde para pessoas que não teriam condições de recebê-los devido à distância em que está da cidade e, com isso, estabelece um vínculo entre os profissionais da Saúde e a população. Isso proporciona a troca de informações necessárias para posterior desenvolvimento de ações que contribuam para a democratização do conhecimento do processo saúde/doença e organização dos serviços e da produção social da saúde, visando cada vez mais a melhoria dos atendimentos para a população cuiabana, como preconiza o prefeito Emanuel Pinheiro”, ressaltou Raboni.

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários