Cuiabá, 25 de Abril de 2024
Notícia Max
25 de Abril de 2024

CIDADES Segunda-feira, 07 de Outubro de 2019, 09:03 - A | A

Segunda-feira, 07 de Outubro de 2019, 09h:03 - A | A

OUTUBRO ROSA

Mato Grosso registra 102 mortes em decorrência do câncer de mama em 2019

Nathany Gomes - Especial para o Notícia Max

Reprodução

 

A campanha internacional Outubro Rosa, criada na década de 1990 pela fundação Susan G. Komen for the Cure, nos Estados Unidos, tem como objetivo a prevenção e conscientização da população sobre o câncer de mama. Em 2002 chegou ao Brasil, sendo realizada em todos os estados brasileiros. 

 

Em Mato Grosso, segundo dados divulgados pela Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado e Saúde (SES-MT), em 2019 foram registradas 102 mortes em decorrência da doença. De janeiro a outubro (dia 04) deste ano, foram diagnosticados 121 novos casos, que posteriormente deram início ao tratamento. 

 

Ainda segundo a SES, no período de janeiro a junho de 2019, foram realizados 8.386 exames de mamografia, sendo destes, 4.958 na Grande Cuiabá e os demais na região do rio Teles Pires. 

 

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células mamárias, que se multiplicam formando o tumor. Já o colo de útero, incluso na campanha em 2011, também conhecido como câncer cervical, é causado pela infecção permanente do Papilomavírus Humano – HPV.

 

A escolha do tom rosa, adotado pela publicidade, serve como motivador nesse período, pois de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a cada 100 casos, 99 são do sexo feminino e apenas 1 do sexo masculino. 

 

Pensando nisso, a reportagem entrevistou o médico de Família Dr. Germano Alves, para esclarecer quais são os sintomas e como se prevenir diante do resultado.

doutor

 

 

“De forma geral, de 5% a 10% de todos os tumores malignos têm relação com as características genéticas dos pacientes. A idade é um dos fatores de risco mais importantes para o desenvolvimento da doença, ou seja, cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos. Além disso, existem outros fatores ambientais e comportamentais, como obesidade e sobrepeso após menopausa, sedentarismo (falta de exercícios), consumo de bebidas alcoólicas e exposição freqüente a radiações ionizantes, que facilitam o surgimento da enfermidade”, pontuou. 

 

Segundo Germano, alguns sintomas podem ser percebidos facilmente pela mulher, em casa mesmo, como por exemplo, inchaço da pele, vermelhidão, sensação de nódulo em uma das mamas. 

 

“Após observar algumas dessas características, é recomendada a realização da mamografia, que em alguns casos poderá ser complementada por ultrassonografia ou ressonância magnética de mamas. O diagnóstico é confirmado a partir de biópsias da lesão”, explicou o médico. 

 

De acordo com Alves, o auto-exame pode ser feito em casa mesmo, frente ao espelho, com alguns toques nos seios, onde 80% dos tumores são descobertos pela própria mulher. 

 

“Observe o bico do peito; superfície; o contorno das mamas. Levantar os braços, observando se os movimentos alteram o contorno das mamas. Deitada com a mão esquerda, apalpe a mama direita, fazendo movimentos circulares, observando se há alguma anormalidade, repetindo esses exercícios no lado direito também”. 

 

Sobre as formas de se prevenir contra a doença, o médico orienta a realização de exames clínicos anuais das mamas por um profissional de saúde, mamografia anual ou bianual a partir dos 50 anos. Para pacientes com história familiar positiva de câncer, o rastreamento deve ser feito de forma precoce. 

 

Joairdes Oliveira, de 47 anos, diagnosticada com câncer de mama em 2012, conta que a luta contra a doença não foi fácil, mas graça ao apoio familiar que recebeu, conseguiu vencer a doença e foi curada. 

 

“Eu descobri a doença sozinha, através dos toques realizados em frente ao espelho. Em seguida, procurei um médico, fiz os exames. No começo eram dois tumores, um na mama e outro na axila, cerca de 1 mês e meio depois, quando fui realizar a cirurgia para retirada, descobri que o tumor havia se espalhado, somando um total de 37 nódulos existentes, mas foram todos retirados com a cirurgia. O tratamento foi muito doloroso, bastante delicado, mas o apoio da minha família foi fundamental para continuar a luta até o fim, me trataram como uma princesa e eu venci, fui curada do câncer de mama”, disse. 

 

O conselho que Joairdes repassa para as mulheres que receberam o diagnóstico, é não desistir, não ficar triste, continuar trabalhando, fazendo as coisas que gosta, seguindo as recomendações médicas, “que vocês vão vencer também”. 

 

MT MAMA 

A associação foi oficialmente registrada em 03 de março de 2009,. Em 2010 e 2011, Câmara de Vereadores de Cuiabá e Assembléia Legislativa (AL-MT) considerara a entidade sem fins lucrativos como de utilidade pública Estadual. 

 

Atualmente a instituição sobrevive de doações por parte dos associados, doações por parte do setor público e privado, prestando atendimento a centenas de mulheres, durante e após o tratamento contra o câncer, promovendo atividades voltadas ao bem estar e à autoestima daqueles que estão em estágios diferentes do tratamento.

 

TRATAMENTO PELO SUS 

No que se refere aos serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a SES-MT informa que os atendimentos estão divididos em três setores. A Atenção Primária, pela qual o paciente deve ter acesso ao exame clínico das mamas e às orientações do autoexame; a Atenção Secundária, que realiza o diagnóstico, tratamento da doença e leitura de exame histopatológico de mama; e a Alta Complexidade, âmbito em que são realizados os tratamentos (quimioterápicos e radiológicos) para o câncer de mama. As Unidades de Assistência de Alta Complexidade (Unacon), habilitadas pelo Ministério da Saúde em Mato Grosso, são: Hospital Geral Universitário, Hospital do Câncer de Mato Grosso, Santa Casa de Misericórdia de Rondonópolis e Hospital Santo Antônio de Sinop. Além dessas unidades habilitadas, também oferecem o serviço de tratamento do câncer de mama o Hospital Regional de Cáceres e o Hospital Estadual Santa Casa.

 

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários