Cuiabá, 25 de Abril de 2024
Notícia Max
25 de Abril de 2024

CIDADES Quarta-feira, 29 de Maio de 2019, 16:01 - A | A

Quarta-feira, 29 de Maio de 2019, 16h:01 - A | A

CENTRO EDUCACIONAL

Na região Sul, prefeito entrega o primeiro Centro Educacional Infantil Cuiabano

Redação

O primeiro Centro Educacional Infantil Cuiabano (CEIC) da rede municipal de Educação foi entregue à comunidade pelo prefeito Emanuel Pinheiro, na noite desta terça-feira (29).  Após passar por uma reforma total, o CEIC Silva Freire, localizado no bairro Vista Alegre, Regional Sul da cidade, atenderá até 100 crianças do Maternal (acima de 1 ano), Jardim I (2 anos) e Jardim II (3 anos).

 

Além da ampliação de vagas, na faixa etária onde existe maior demanda, os CEIC - programa genuinamente cuiabano-, vão adotar uma metodologia de Ensino focada na construção de aprendizagens, no desenvolvimento cognitivo, físico e sócio emocional das crianças.

 

As obras na unidade incluíram a reforma do telhado e colocação de forro novo, redes elétrica, hidráulica e de gás encanado; o prédio ganhou pintura nova e reforma da cozinha; troca de todo o piso; reforma do banheiro das crianças e acréscimo de banheiro para os funcionários; construção da área de serviço; troca de esquadrias; cinco novos aparelhos de ar condicionado do Programa Climatizar é Humanizar, paisagismo e novos equipamentos e materiais pedagógicos.

 

Para a população, lideranças comunitárias, profissionais da Educação e políticos presentes ao evento, o prefeito Emanuel Pinheiro disse que a unidade educacional foi a inspiração para o programa.  Lembrou que o espaço onde funcionava a creche estava totalmente depredado, não tinha forro, a cozinha, refeitório e salas de aula eram inadequados. Disse também que quando assumiu a gestão municipal, não havia oferta suficiente de vagas, e que ainda não há, mas houve um grande avanço nesse sentido e que com os CEIC, que serão a marca da sua gestão na Educação.

 

“Estamos investindo na Educação e pretendemos fazer mais 10 CEIC, ampliando as vagas na Educação Infantil, em todas as Regionais da cidade, trazendo mais tranquilidade para as nossas mães, para os nossos profissionais da Educação e oportunizando um espaço digno para que nossas crianças tenham condições de usufruir de um Ensino e de uma aprendizagem de qualidade, com dignidade, com uma unidade reformada, salas de aula com ar condicionado, merenda escolar saborosa e saudável e, profissionais valorizados e respeitados, que respeitam as nossas crianças e famílias. Estou realizado por estar na Regional Sul, onde nasci, na creche Silva Freire, agora o primeiro Centro Educacional Infantil Cuiabano, um programa genuíno da gestão Emanuel Pinheiro”, destacou.

 

O vice-prefeito de Cuiabá, Niuan Ribeiro também prestigiou o evento e disse que a gestão trabalha para concretizar os sonhos da população de ver seus filhos numa boa escola, te der vias iluminadas, de ter áreas de lazer. “Trabalhamos muito, diariamente, servidores, secretários e todas as equipes para culminar nisso, uma gestão que se preocupa com as pessoas e atende aquelas menos favorecidas. Muitas mães não teriam condições de trabalhar se não tivessem um local como esse para seus filhos. Por isso, hoje é dia de alegria e festa”, destacou Niuan.

 

O secretário Municipal de Educação, Alex Vieira Passos falou do orgulho em implantar um programa genuinamente cuiabano, idealizado 100% pela gestão Emanuel Pinheiro. “Esta ação representa mais do que uma reforma e uma entrega de creche. O Centro Educacional Infantil Cuiabano vai atender uma demanda importante do Maternal, Jardim I e Jardim II onde temos hoje uma fila de espera, só do Maternal de 1.500 crianças e até 3 anos, de aproximadamente 5 mil vagas. Para atender essa demanda nosso corpo técnico pedagógico e rede de expansão desenhou a proposta. Estamos lançando esta unidade educacional em caráter experimental, com coordenador pedagógico e, com isso poderemos expandir até 2024, a proposta para as 51 creches da rede. Somente com essa ação, iremos zerar a fila de espera do Maternal e diminuiremos em 50% a fila de espera até 3 anos. Isso é muito importante para Cuiabá. O prefeito Emanuel Pinheiro abraçou a ideia, e teve coragem de mudar radicalmente o sistema educacional. Essa será uma marca da atual gestão”, disse Alex Vieira Passos.

 

Taiza Pereira da Silva, mãe de quatro filhos, sendo dois alunos da unidade educacional, parabenizou a iniciativa. “Isso é uma grande melhoria para nosso bairro. Do jeito que a creche estava, era prejuízo para as crianças e para a comunidade. Ficou maravilhosa. O prefeito está de parabéns, ainda bem que temos uma boa gestão, que atende as nossas necessidades. As crianças com certeza ficarão mais motivadas”, disse ela.

 

Lidiane Rodrigues Dias, diretora da CEIC se disse feliz com as mudanças. “Por muitos anos estamos buscando essas melhorias e agora estamos atendendo as expectativas da comunidade e dos profissionais da unidade. Com um espaço confortável, acolhedor e lúdico que as crianças vão adorar e se sentirão motivados”, salientou Lidiane Rodrigues”, destacou Lidiane.  

 

Participaram do evento profissionais da Educação, lideranças comunitários de vários bairros  da região, presidente da Associação de Moradores do bairro Vista Alegre, Warley Rocha,  presidente da União Coxipoense de Associações  de Moradores (Ucam), José Mauricio Pereira,  o sub-prefeito da Regional Sul, Ivan Carlos Moura, a secretária de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico de Cuiabá, Débora Marques Villar, o secretário- adjunto de Relações Comunitárias, Jonail Costa, os vereadores Maurélio Ribeiro, Orivaldo da Farmácia e Adevair Cabral, entre outros.

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários