PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Domingo, 14 de Julho de 2019, 08h:52
Tamanho do texto A - A+
CIDADES
ESPORTE Twitter

Prefeitura vai mapear áreas e projetos de esporte e lazer por Cuiabá

Por: Redação

 

“Não adianta ter dinheiro se não souber como e onde gastar”. “É preciso planejamento financeiro para fazer o dinheiro render”. Estes são dois conceitos muito difundidos no universo das finanças e são considerados a base de uma vida financeira saudável. E é buscando essa saúde financeira para melhor aplicar o dinheiro público que Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo deu início ao Plano Setorial do Esporte e Lazer, um mapeamento das áreas e projetos de esporte e lazer do Município.

 

“Nós temos que deixar de ser assistencialista para poder atender aqueles projetos que de fato vão trazer retorno para a sociedade. Esse é o desafio nosso. E o poder público não consegue fazer isso se não houver a participação das regionais, dos líderes comunitários, dos presidentes de bairros, das lideranças de um modo geral, que estão cada uma num local para repassar essas informações”, comentou o secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Vuolo.

 

A ideia foi lançada pensando numa Cuiabá mais 300 anos, numa construção de um legado para a cidade tricentenária. O mapeamento está sendo feito com base em três principais levantamentos: identificar todos os equipamentos e espaços de esporte e lazer que Cuiabá possui, desde praças, quadras, campos de futebol até os ginásios e miniestádios; identificar quais são os projetos esportivos e de lazer espalhados pela cidade, como as escolinhas de futebol, de artes marciais, por exemplo; e saber quem são as pessoas que coordenam estes projetos ou que estão à frente da organização destas atividades nestes espaços, as lideranças comunitárias e também as ligas esportivas existentes na capital.

 

O levantamento será feito em parceria com a sociedade civil, por meio de audiências públicas nas regionais, que serão coordenadas e agendadas por seus líderes comunitários e vereadores, alinhados a Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo. A meta é que o mapeamento exiba informações completas sobre as atividades de esporte e lazer em Cuiabá, com registro das associações esportivas e modalidades ofertadas, locais, horários das ações, quantidade de pessoas atendidas.

 

“O nosso objetivo é saber isso de Cuiabá inteira, levar isso para o Ministério e a partir daí elaborar um projeto com recurso Federal, junto com a contrapartida do Município para poder apoiar os projetos e inclusive direcionar recursos. Às vezes, um projeto de um lugar vira referência para expandir para outros bairros, criar polos. E isso começa com esse mapeamento”, pontuou Vuolo.

 

Outro ponto que deve avançar, são os convênios para o funcionamento dos projetos. A Secretaria reforça que é necessário que as entidades e/ou pessoas que coordenam os projetos sejam formalizadas, com criação de CNPJ para que estas parcerias entre poder público e sociedade organizada possa ser firmada.

 

O mapeamento também será uma ferramenta para equilibrar e expandir os espaços de esporte e lazer na capital mato-grossense, evitando que comunidades de determinada região tenham mais acesso as atividades e qualidade de vida proporcionadas do que outras.

Twitter

PUBLICIDADE



Veja mais sobre este assunto:

Edição 200 Outubro de 2019

PUBLICIDADE

Enquete
COLUNISTA
BLOGS MAX
  • PUBLICIDADE

  • PUBLICIDADE

  • PUBLICIDADE


PUBLICIDADE


PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

© 2019 - Notícia Max - Todos os direitos reservados