Cuiabá, 25 de Abril de 2024
Notícia Max
25 de Abril de 2024

CIDADES Segunda-feira, 04 de Novembro de 2019, 09:13 - A | A

Segunda-feira, 04 de Novembro de 2019, 09h:13 - A | A

SUS FORTALECIDO

Saúde de Várzea Grande avança na oferta de serviços na Rede SUS municipal

Redação

REPRODUÇÃO

SUS

 

Várzea Grande vem ao longo dos anos alcançando qualidade no atendimento aos pacientes que utilizam o Sistema Único de Saúde (SUS) no município, e esse avanço tem sido observado em todos os setores das atenções básica, secundária e terciária. As Unidades de Pronto Atendimento UPA-24h, tiveram o reconhecimento do Ministério da Saúde (MS), pelo atendimento humanizado praticado tanto nas unidades do Ipase como na do Cristo Rei. A melhoria nas instalações do Hospital e Pronto Socorro Municipal também contribuíram para a boa avaliação do setor.

 

Diante desses progressos, equipes da Secretaria de Saúde se reuniram para a 9ª edição da ‘Oficina Avança SUS em Várzea Grande’.  Servidores da pasta que exercem funções de técnicos, coordenadores e gerentes avaliaram os resultados de cada setor e, ao mesmo tempo, apresentaram sugestões que podem ser desenvolvidas no próximo ano, para melhorar ainda mais o atendimento prestado à população e mais ofertas de serviços.   

 

Presente no evento, o vice-prefeito José Hazama disse que a Saúde Pública de Várzea Grande, desde 2015 vem apresentando uma evolução, tanto na questão do atendimento aos pacientes, bem como nas questões relacionadas aos procedimentos médicos e hospitalares. “As nossas unidades básicas de saúde hoje tem condições de atender a população em ambientes adequados e o mais importante, dando aos pacientes condições de realizar o tratamento integral nas próprias unidades, uma vez que todas possuem equipamentos para exames laboratoriais e de imagens, além de medicação prescrita pelo médico. As aquisições são feitas de acordo com as necessidades da demanda local, sem desperdício, o que melhora o atendimento na ponta sem deixar faltar o básico como medicamentos e insumos de saúde”.

 

Para José Hazama, o resultado positivo alcançado pela Secretaria de Saúde tem sido possível em função da priorização da Gestão Municipal pela pasta, além do trabalho efetivo e exemplar de todos os servidores, que com seriedade e dedicação buscam cada dia mais a qualidade do setor.   

 

O titular da pasta, Diógenes Marcondes fez uma retrospectiva dos avanços da pasta, falou dos desafios enfrentados ano a ano, de cada segmento, o que tem constatado mais ofertas de serviços importantes na rede SUS tanto da Saúde Bucal, como as ações de prevenção e o atendimento médico-hospitalar, o que se caracteriza um marco da administração. “Esta oficina é uma oportunidade para apresentarmos os resultados alcançados por cada setor, mas também um momento de reflexão. Com certeza tivemos muitos avanços na saúde pública e no atendimento aos pacientes da Rede SUS, porém se não tivéssemos determinação, planejamento, ações estratégicas, e principalmente comprometimento, esse resultado não seria alcançado”, destacou.

 

O secretário elencou alguns dos serviços que foram implementados e implantados, desde o inicio do planejamento avançar SUS na atual gestão: Inauguração da Upa Ipase - referência nacional; A reforma do Hospital e Pronto Socorro Municipal de Várzea Grande (HPSM-VG) de mais de 80% da unidade e a implantação da maternidade Rede Cegonha que já realiza mais de 80 partos por mês; A inauguração do Centro Especializado de Odontologia (CEO) que também é referência nacional; Reestruturação de serviços oferecidos e a aquisição de equipamentos de última geração no Centro de Especialidades Médicas (CEM-Postão); Reforma e ampliações de várias unidades básicas de saúde e a construção de novas Unidades Básicas de Saúde, entre vários outros avanços alcançados desde o início da execução do planejamento na rede. A rede atende hoje cerca de 2 mil pessoas diariamente no município, além dos procedimentos e exames pré agendados e espontâneos. 

 

“Desde 2015 a Administração Municipal vem investindo no setor, desenvolvendo capacitações e treinamentos profissionais de saúde o que tem fortalecido a realização das oficinas. “As oficinas abrem as perspectivas dos funcionários do SUS de elevar cada vez mais a sua capacidade de conhecimento profissional, qualificação das práticas de gestão, ferramentas disponíveis, mecanismo de funcionamento da Rede, cuidado com os protocolos, além de propiciar um atendimento mais humanizado à população”, destacou o secretário afiançand

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários