Cuiabá, 25 de Abril de 2024
Notícia Max
25 de Abril de 2024

CIDADES Quarta-feira, 17 de Julho de 2019, 09:33 - A | A

Quarta-feira, 17 de Julho de 2019, 09h:33 - A | A

EMBATE POLÍTICO

UFMT desmente MEC sobre liberação de verba em quitação de energia elétrica

Rayane Alves

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) publicou uma nota oficial na tarde de terça-feira (16) para desmentir o ministro da Educação, Abraham Weintraub.

 

ufmt

 

De acordo com a nota, a instituição foi surpreendida com o corte simultâneo de energia elétrica em todos os cinco Câmpus do Estado (Cuiabá, Várzea Grande, Araguaia, Rondonópolis e Sinop), além da base de pesquisa do Pantanal.

 

Após o corte, a assessoria informou que entrou em contato com o Ministério da Educação (MEC), solicitando a liberação de recursos financeiros necessários para o pagamento da fatura de energia.

 

"Durante todo o dia, a comunidade universitária uniu esforços e permaneceu mobilizada para minimizar os efeitos do corte de energia elétrica. Após a liberação do repasse pelo MEC, imediatamente a UFMT dirigiu-se à Energisa para demonstrar o pagamento da fatura pendente no valor de aproximadamente R$ 1,8 milhão. A Energisa comprometeu-se a efetuar a religação da energia elétrica, o que ocorreu no final da tarde", diz trecho da nota.

 

Porém, horas antes o ministro usou sua página no Twitter para afirmar que iria tomar todas as medidas cabíveis para a responsabilização dos envolvidos pela má gestão na UFMT.

 

"Os quatro campi sem luz por falta de gestão da própria instituição? Isso não dá! Já solicitei que a luz seja religada imediatamente", falou.

 

Ainda na publicação, Abraham disse que é um absurdo as contas de energia da UFMT não terem sido pagas, já que quando tomou conhecimento da necessidade de repasse emergencial na quinta-feira (11), chamou a reitora para uma conversa e na sexta-feira (12), liberou R$ 4,5 milhões para pagamento imediato da dívida, que vem desde o governo anterior.

 

Logo na manhã, a UFMT emitiu a primeira nota confirmando que o corte foi gerado por seis contas em atraso, sendo que dessas, quatro são de 2018, no governo do ex-presidente Michel Temer (MDB) e duas de 2019, com o atual presidente Jair Bolsonaro (PSL).

 

Assessoria

energia UFMT

 

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários