Cuiabá, 25 de Abril de 2024
Notícia Max
25 de Abril de 2024

CIDADES Quarta-feira, 31 de Julho de 2019, 14:03 - A | A

Quarta-feira, 31 de Julho de 2019, 14h:03 - A | A

VISITA

Unidades prisionais de Água Boa e Barra do Garças serão visitadas pelo Judiciário na próxima semana

REDAÇÃO

Na próxima semana (5 a 7 de agosto), o Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Penitenciário (GMF) de Mato Grosso fará mais uma rodada de visita às unidades prisionais de Mato Grosso. Na ocasião, o supervisor do grupo, desembargador Orlando de Almeida Perri, conhecerá a realidade da Penitenciária Major PM Zuzi Alves da Silva, em Água Boa (730 quilômetros de Cuiabá), e também da Cadeia Pública de Barra do Garças (509 km).

 

O objetivo do trabalho é verifica as condições das unidades e também conversar com os juízes dos polos e com a sociedade organizada. “O trabalho é uma continuidade daqueles polos já visitados anteriormente. Precisamos tentar quebrar paulatinamente o estigma que recai sobre os nossos reeducandos. Por isso, vamos falar especialmente sobre os trabalhos para eles porque entendemos e vamos dizer à exaustão que não é possível trazer dignidade aos nossos reeducandos sem oferecer trabalho”, destaca o magistrado.

 

 

Durante a visita, juntamente com uma equipe do GMF, o desembargador vai até as unidades conhecer como está a estrutura física em termos de comodidade e infraestrutura. Ele explica que os resultados alcançados nas visitas são entregues ao governo do Estado, que dentro de suas limitações, tem promovido modificações, ainda que acanhadas, diante da necessidade prisional mato-grossense.

 

“Temos confiança, pois estamos conversando com o Governo e também com Assembleia Legislativa para que possamos reservar futuros recursos para investimentos na área prisional. Verificamos que nos últimos cinco anos pouco ou quase nada foram investidos no sistema prisional. Nesse período, o Estado aplicou pouco mais de 200 mil reais, isso é nada, é zero. Tanto que o sistema prisional decresceu e hoje temos menos vagas que há cinco anos, isso por falta de atenção e aporte financeiro. Essa realidade tem que mudar. Eu tenho dito a nossos governantes que não é possível tratar a segurança pública se descuidando do sistema prisional”, acrescenta Perri.

 

Os primeiro polos a serem visitados foram Diamantino e Tangará da Serra. De acordo com o cronograma, já estão agendadas visitas aos polos de Porto Alegre do Norte (19 de agosto). Já em setembro o GMF irá a Juína (02), Pontes e Lacerda (19) e Cáceres (20). Em outubro as visitas serão em Alta Floresta (17) e Sinop (18) e em novembro, na Capital.

 

A comitiva da visita é formada também pelo juiz coordenador do grupo, Geraldo Fidelis, juiz-auxiliar do GMF, Jorge Luiz Tadeu, a presidente da Funac, Dinalva Souza, o psicólogo da Funac, Walter Mutran de Oliveira, secretário adjunto de Administração Penitenciária da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), Emanoel Flores, a advogada do Sistema Penitenciário, Sibele Roika, e o agente penitenciário Jean Carlos Gonçalves.

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários