Cuiabá, 25 de Abril de 2024
Notícia Max
25 de Abril de 2024

CULTURA Quarta-feira, 23 de Maio de 2018, 08:34 - A | A

Quarta-feira, 23 de Maio de 2018, 08h:34 - A | A

SALOMANOS

Banda de hip hop de MT inicia circulação da turnê “O caminho”

Redação

Salomanos

 

Com incentivo do edital Circula MT, da Secretaria de Estado de Cultura, uma das bandas mais representativas do movimento hip hop mato-grossense, a banda Salomanos, inicia, no final de semana, a circulação da turnê “O caminho”.

 

A primeira parada é em Primavera do Leste, nos dias 25 e 26 de maio. No primeiro dia, realizam oficina e no sábado, fazem show gratuito a partir das 19h, na Concha Acústica da Praça Adão Donin.    

 

Uma ótima oportunidade para o público de Primavera conhecer a produção do grupo dedicado a experimentações musicais marcadas pela fusão do rap, reggae e rock e que versa sobre o cotidiano e os contrastes sociais.

 

 

 

Na sequência, é a vez do público cuiabano. No dia 1º de junho, também haverá show gratuito, no Sesc Arsenal.

 

As letras da Salomanos retratam o cenário e os conflitos da periferia, e incorporadas à sonoridade urbana, configuram-se como hinos de positividade e autoestima. A música é uma das artes mais populares e uma das ferramentas mais eficazes de transformação social.

 

É nisto que apostam os músicos P. Brother (vocal), Fabrício Pimenta (guitarra), Igor Carvalho (contrabaixo elétrico) e Vinícius Barros (bateria) ao idealizarem as músicas da banda.

 

De acordo com o vocalista, P. Brother, a circulação por cidades mato-grossenses marca uma nova fase.

 

Depois do primeiro disco lançado, o Nossas Raízes, nos sentimos ainda mais envolvidos pelas potencialidades e inventividade da música e poder divulgar este trabalho a vários públicos nos deixa com o ânimo renovado e nos dá ainda mais entusiasmo para continuar criando”, declara.  

 

A banda segue empenhada em pesquisar novas sonoridades e agregar ainda mais valores ao trabalho.

 

A referência sonora do grupo contém toda a diversidade cultural típica do nosso país, permeada por experimentalismos e letras que criticam de forma contundente o flagelo social que envolve as comunidades periféricas e que são sonoramente ignorados por todas as esferas do poder. Falamos sobre conflitos entre classes e o cotidiano da periferia”, diz com a propriedade de quem vivencia essa realidade.

 

OFICINA  

 

Como o som une poesia a uma pulsação veloz, um dos traços mais significativos não figura só na melodia e harmonia, mas especialmente no texto e linha vocal.

 

Para tratar desta nuance da música inspirada pelo movimento hip hop, a circulação do projeto aprovado pelo edital Circula MT, da Secretaria de Estado de Cultura, inclui uma oficina gratuita de rimologia.

 

Com duração de três horas, os facilitadores da banda contextualizam a história do movimento baseado em quatro elementos, o break, grafite, DJ, e o MC e logo, convocam os presentes para a prática musical. 

 

É a partir daí que os participantes aprendem a fazer rimas nos formatos de escrita, rimas diretas, intercaladas e rimas casadas, além de tipos de levada (forma de cantar).

 

Para arrematar o processo de composição compartilhado, ao final, uma base sampleada servirá de bit para os MCs. Para esta atividade de formação, são disponibilizadas 30 vagas e a classificação indicativa é de 12 anos em diante.

 

Em Primavera, será na sexta-feira (25), no Núcleo Municipal de Música, localizado na avenida Minas Gerais, das 19 às 22h. As inscrições devem ser feitas na Secretaria de Cultura do município.    

 

Confira o trabalho da banda:

 

Youtube: salomanosoficial

Instagram: @salomanosoficial

Facebook: @salomanosoficial

Palco MP3: salomanosoficial

Soundcloud: salomanosoficial

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários