ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Quarta-Feira, 13 de Junho de 2018, 09h:42
Tamanho do texto A - A+
Twitter
PROTEÇÃO DAS NASCENTES

Projeto ‘Água para o Futuro’ será multiplicado em escolas de Cuiabá

Por: REDAÇÃO

 

Cerca de 90 coordenadores das unidades da rede municipal de ensino de Cuiabá participaram, na manhã de terça-feira (12), de uma palestra, na sede da Procuradoria Geral de Justiça, para conhecer um pouco mais sobre o projeto “Água para o Futuro”, que busca a proteção das nascentes da área urbana da Capital. A proposta é que os participantes se tornem multiplicadores do projeto nas unidades escolares, falando sobre a importância de garantir a segurança hídrica e o abastecimento de água potável para esta e as futuras gerações, tendo como público-alvo os estudantes.

 

O Água para o Futuro é composto por profissionais que realizam estudos ambientais das nascentes urbanas nas áreas de geologia, hidrogeologia, fauna e vegetação.

 

O projeto também envolve profissionais de diversas áreas da tecnologia para o armazenamento e processamento de dados geográficos, desenvolvimento do site e aplicativo para smartphone, filmagens aéreas em alta definição, utilização de veículo aéreo não tripulado (Vant), para monitoramento, inspeções e perícias, confecção de mapas, entre outras funções.

 

Dos 550 pontos vistoriados na Capital, até agora, 180 nascentes já foram confirmadas pelo projeto.

 

O procurador-geral de Justiça, Mauro Curvo, destacou a grandeza do projeto, agradeceu os parceiros que acreditaram na importância de divulgar este tipo de ação e aos coordenadores, que terão o papel de multiplicar as informações para os alunos.

 

Agradeço muito os parceiros que vão ajudar na divulgação do projeto, pois sozinho o Ministério Público não conseguiria ir muito longe e atingir o objetivo maior, que é levar conhecimento para esta e as futuras gerações sobre a importância de preservar nossos recursos hídricos”.

 

Para o coordenador do projeto, o promotor de Justiça Gerson Barbosa, apesar do “Água para o Futuro” hoje ser uma referência nacional, quando o assunto é localizar e preservar nascentes, o objetivo maior é fazer com que o projeto chegue a todos os lares cuiabanos.

 

Por isso, vamos começar pelas escolas porque temos certeza que os alunos terão um papel fundamental na propagação das informações junto aos familiares, amigos e vizinhos do bairro. Queremos que Cuiabá abrace este projeto”, destacou o promotor. 

 

O diretor comercial da TV Centro América, uma das parceiras, Edmundo Correa Curvo Filho, classificou o “Água para o Futuro” como um projeto inovador e de vanguarda e que por esta razão a TVCA não poderia ficar de fora.

 

É uma causa muito importante e que nós temos o maior prazer em apoiar, pois vemos a forma que o MP trata este projeto, com carinho, perfeição e estrutura. Isso nos motiva a estarmos juntos e a divulgarmos as ações para todo o Estado”.

 

Segundo a diretora de Ensino da Secretaria Municipal de Educação, Zileide Lucinda dos Santos, desde o momento em que o projeto foi apresentado para o secretário de Educação e o executivo municipal, com a proposta de realização de um concurso, a causa foi abraçada.

 

Imediatamente a parte pedagógica começou a discussão, porque neste momento estamos discutindo todo o nosso currículo, a base nacional de conhecimento para o país inteiro. Este também é um momento de fazer a revisão de nossos currículos e essa é uma temática que será tratada diretamente com nossas crianças. Num primeiro momento vamos fortalecer a formação dos professores e juntos vamos elaborar todo o processo de concurso, para incentivar alunos e professores a participarem do projeto”.

 

O pró-reitor de Cultura, Extensão e Vivência da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), que também é parceira do projeto, Fernando Tadeu de Miranda Borges, enalteceu a iniciativa do Ministério Público em realizar um projeto de tamanha importância e destacou que difundir este tipo de trabalho nas escolas é o caminho mais acertado, já que a educação é a base de tudo.

Twitter




COLUNISTAS
Enquete

BLOGS MAX

MAIS LIDAS


© 2016 NOTÍCIA MAX - Todos os direitos reservados.