Cuiabá, 25 de Abril de 2024
Notícia Max
25 de Abril de 2024

ECONOMIA Segunda-feira, 13 de Agosto de 2018, 09:16 - A | A

Segunda-feira, 13 de Agosto de 2018, 09h:16 - A | A

RECORDISTA EM VENDAS

Em Mato Grosso, de cada 10 veículos, 5,8 são abastecidos com etanol

Redação

 

A preferência dos motoristas na hora de abastecer os veículos em Mato Grosso continua sendo pelo Etanol. O Estado hoje é o recordista de venda do produto, sendo que de cada 10 veículos abastecidos, 5,8 são com etanol, apresentando uma diferença grande mesmo com os Estados vizinhos como Mato Grosso do Sul, onde de cada 10 veículos, apenas 1,2 abastece com etanol, e em Goiás, de cada 10, 4,9 veículos são abastecidos com o produto.

 

De acordo com o cálculo, feito pelo Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado de Mato Grosso (Sindipetróleo), no estado, o etanol é vendido em média por 56,55% do valor da gasolina.

 

O Sindipetróleo informou ainda que essa vantagem vem sendo mantida nos últimos três anos, em razão da alta do petróleo. Por outro lado, a boa safra de cana-de-açúcar favorece o consumo do combustível.

 

O presidente do Sindicato das Indústrias Sucroalcooleiras de Mato Grosso, Jorge dos Santos, explica que esse comportamento está ligado ao preço do etanol, que se mostra mais vantajoso se comparado com a gasolina.

 

“Nós somos um grande produtor de etanol, ou seja, a nossa oferta de produto ao mercado excede em muito o consumo. E há pelo menos 12 anos que temos a melhor participação de mercado no chamado ciclo otto que é veículos pequenos, de motores a explosão, este ano já está em 58%, ou seja, 58% do consumo de combustível é de etanol. Claro que também o preço é muito importante e é muito convidativo em Mato Grosso”, frisou o presidente.

 

E a indústria vem incrementando a produção para atender a demanda, para se ter idéia, de janeiro a junho, foram produzidos 381 m³ de etanol, o que significa mais de 348 milhões de litros do produto, que além de ter a vantagem econômica, também beneficia o meio ambiente, por ser bem menos poluente.

 

“Quando dizemos ao mato-grossense da importância do etanol, é porque geral 10 mil empregos diretos, 40 mil indiretos, tem o melhor salário médio da indústria, e mais que isso, contribui decisivamente pela qualidade de vida, notadamente nas grandes cidades”, finalizou Jorge Santos.

 

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários