ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Segunda-Feira, 05 de Novembro de 2018, 15h:16
Tamanho do texto A - A+
Twitter
RETA FINAL

Oito times brigam por três vagas para o acesso na Série B do Brasileiro; veja as contas

Por: Globo esporte

 

Com o Fortaleza garantido na Série A do Brasileirão de 2019, outros oito times seguem na briga pelas três vagas restantes para o acesso. Faltando quatro rodadas, CSA, Avaí e Goiás completam o G-4 neste momento e estão em vantagem nessa disputa, mas Vila Nova, Londrina, Atlético-GO, Ponte Preta e Guarani ainda estão vivos em busca desse sonho.

 

O Fortaleza conquistou o acesso de forma antecipada ao atingir os 64 pontos. Apesar disso, o Guarani, que pode atingir no máximo 61 pontos, ainda têm chances, de acordo com o site Infobola, do matemático Tristão Garcia. Para ele, quem atingir 62 pontos conseguirá o acesso.

 

– Bastam 62 pontos ganhos para subir sem depender de critérios de desempate ou dos adversários. Mas é provável que suba com 61 ou até mesmo 60 pontos tendo sorte – diz Tristão.

 

Nos últimos cinco anos, a pontuação mínima para conquistar o acesso variou entre 60 pontos e 65 pontos. Em 2017, por exemplo, o Paraná terminou no quarto lugar, com 64 pontos, mas garantiu o acesso com 63 pontos, com uma rodada de antecipação.

 

Pontuação para conseguir o acesso na Série B nos últimos cinco anos

 

2013Figueirense - 4º colocado60 pontos, na última rodada

2014Avaí - 4º colocado62 pontos, na última rodada

2015América-MG - 4º colocado65 pontos, na última rodada

2016Bahia - 4º colocado63 pontos, na última rodada

2017Paraná - 4º colocado63 pontos, na penúltima rodada 

 

O GloboEsporte.com mostra a situação na parte de cima da tabela. Qual a chance de cada time? Quantos pontos faltam para o acesso? E quais são os jogos? Confira um Raio-X da reta final da Série B:

 

CSA - 57 pontos (91% de chance)

 

Vice-líder, o time alagoano visita o Fortaleza, que vai fazer o jogo da festa pelo acesso diante do seu torcedor, no Castelão. Depois, são dois confrontos com concorrentes diretos pelo acesso, ambos em casa: Atlético-GO e Avaí. Fecha diante do Juventude, que briga para escapar do Z-4. O CSA só perdeu uma das últimas seis partidas disputadas.

 

Contas: precisa de mais uma vitória e dois empates.

Jogos: Fortaleza (F), Atlético-GO (C), Avaí (C) e Juventude (F).

 

Avaí - 56 pontos (81% de chance)

 

Terceiro colocado, o Leão tem uma tabela complicada na reta final. Três dos próximos quatro jogos serão contra times que estão na briga pelo G-4: Atlético-GO, CSA e Ponte Preta. Entre esses confrontos, vai receber ainda o Fortaleza, líder da competição. O time catarinense soma cinco jogos seguidos sem perder.

 

Contas: duas vitórias ou uma vitória e três empates.

Jogos: Atlético-GO (F), Fortaleza (C), CSA (F) e Ponte Preta (C).

 

Goiás - 54 pontos (64% de chance)

 

Na quarta posição, o Esmeraldino terá pela frente dois times que estão brigando contra o rebaixamento (Sampaio Corrêa, na próxima rodada, e Brasil de Pelotas, na última), além de Oeste e Coritiba, que já não correm riscos e nem têm chances de acesso. A fase atual não é das melhores: uma vitória em cinco jogos, sem ganhar os três últimos.

 

Contas: duas vitórias e dois empates para subir.

Jogos: Sampaio Corrêa (C), Coritiba (F), Oeste (F) e Brasil de Pelotas (F).

 

Vila Nova - 52 pontos (20% de chance)

 

Primeiro time abaixo do G-4, o Vila terá pela frente três times preocupados com a parte de baixo tabela: Brasil de Pelotas, Criciúma e São Bento. Além deles, o time goiano vai enfrentar também o Figueirense, que não corre riscos de queda e nem tem chance de acesso.

 

Contas: três vitórias e um empate.

Jogos: Brasil-Pel (F), Figueirense (C), Criciúma (C) e São Bento (F).

 

Londrina - 51 pontos (18% de chance)

 

Melhor time do returno, o Londrina faz uma campanha de recuperação após fechar o primeiro turno no Z-4. O Tubarão não perde há nove jogos, com seis vitórias e três empates. Pela frente, o Londrina vai encarar dois times que ainda brigam contra a queda (Criciúma e CRB), um time da zona do agrião (Oeste) e um concorrente direto (Guarani).

 

Contas: quatro vitórias para subir.

Jogos: Criciúma (C), Oeste (F), CRB (C) e Guarani (F).

 

Atlético-GO - 51 pontos (18% de chance)

 

Sétimo colocado, o Dragão chegou a ocupar o G-4, mas caiu de produção em parte do returno. Tem pela frente dois concorrentes diretos (Avaí e CSA) e dois times que brigam para fugir do Z-4 (São Bento e Paysandu).

 

Contas: quatro vitórias para subir.

Jogos: Avaí (C), CSA (F), São Bento (C) e Paysandu (F).

 

Ponte Preta - 50 pontos (6% de chance)

 

Após ficar oito rodadas sem vencer, a Ponte conseguiu reagir, completou cinco jogos sem perder, com quatro vitórias e um empate, e manteve viva a chance de acesso. Tem pela frente duas equipes que tentam fugir do rebaixamento (Boa Esporte e Juventude). Depois, pega o Coritiba, já sem pretensões na tabela, e por fim o Avaí, em confronto direto pelo G-4.

 

Contas: quatro vitórias, além de depender de outros resultados.

Jogos: Boa Esporte (C), Juventude (F), Coritiba (C) e Avaí (F).

 

Guarani - 49 pontos (4% de chance)

 

A vitória sobre o Coritiba, na última partida, quebrou uma série de cinco jogos sem ganhar e manteve o Guarani vivo na disputa pelo acesso. O Bugre tem pela frente o Figueirense, já sem grandes objetivos na tabela. Depois, encara o Paysandu e o Brasil de Pelotas, ambos na briga contra o rebaixamento. Fecha com o Londrina, que também sonha com o acesso.

 

Contas: quatro vitórias, além de depender de outros resultados.

Jogos: Figueirense (F), Paysandu (C), Brasil-Pel (F) e Londrina (C).

TG

 

 

A 35ª rodada da Série B do Brasileiro será aberta nesta segunda-feira, com Goiás e Sampaio Corrêa, às 20h (de Brasília), no estádio Olímpico, em Goiânia. Os outros nove jogos serão disputados na terça-feira.

 

 

 

 

Twitter


Veja mais sobre este assunto:


Edição 157 Novembro de 2018

COLUNISTAS
Enquete

BLOGS MAX



© 2016 NOTÍCIA MAX - Todos os direitos reservados.