Cuiabá, 25 de Abril de 2024
Notícia Max
25 de Abril de 2024

INTERNACIONAL Sexta-feira, 15 de Fevereiro de 2019, 12:04 - A | A

Sexta-feira, 15 de Fevereiro de 2019, 12h:04 - A | A

RESTOS MORTAIS

Governo espanhol aprova ordem para exumar corpo de Francisco Franco

Agência EFE

 

O governo da Espanha aprovou nesta sexta-feira (15) a ordem para exumar o corpo do ditador Francisco Franco de seu lugar atual de sepultamento, o monumento do Vale dos Caídos.

 

A família do antigo general, que se opõe à medida, terá 15 dias para decidir o novo lugar onde os restos mortais serão sepultados.

 

O local não poderá ser na Catedral de Almudena em Madri, possibilidade mencionada pelos netos do ditador. Delgado lembrou que um relatório da delegação do governo de Madri recomendou não enterrar Franco nesse templo, que fica a poucos metros do Palácio Real, em pleno centro da capital espanhola, por motivos de ordem pública, e também para evitar que seu corpo esteja em um lugar onde possa receber homenagens, em cumprimento da Lei de Memória Histórica.

 

"Na Catedral de Almudena não pode ser", afirmou taxativamente a ministra da Justiça. No local estão sepultados a filha e o genro de Franco.

 

Caso os familiares se oponham à mudança, ou se houver diferenças entre os descendentes do ditador e as autoridades, o governo "se reserva (escolher) o lugar onde devem ser enterrados os restos mortais de Franco", disse a ministra da Justiça, Dolores Delgado.

 

A decisão, após vários meses de trâmites administrativos, "marcará todos nós como espanhóis" para "a reconciliação com nós mesmos", afirmou a ministra na entrevista coletiva após a reunião semanal do Conselho de Ministros.

 

Delgado evitou discutir a hipótese sobre o que poderia acontecer se os familiares cumprirem com suas advertências de que recorreriam ao Tribunal Supremo.

 

Promessa de Sánchez

 

A exumação dos restos mortais de Franco é uma das principais promessas do governo presidido pelo socialista Pedro Sánchez, que chegou ao poder em junho do ano passado, que, no entanto, acabou se deparando com alguns obstáculos administrativos. Nesta sexta, Sánchez dissolveu o parlamento e convocou eleições legislativas para o dia 28 de abril.

 

Franco (1892-1975) foi enterrado após sua morte na basílica do monumento do Vale dos Caídos, construído a pedido do ditador nas montanhas situadas cerca de 55 quilômetros ao norte de Madri.

 

Esse monumento abriga os restos mortais de dezenas de milhares de falecidos durante a Guerra Civil de 1936-1939 e nos anos posteriores.

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários