Cuiabá, 25 de Abril de 2024
Notícia Max
25 de Abril de 2024

INTERNACIONAL Terça-feira, 05 de Dezembro de 2017, 08:43 - A | A

Terça-feira, 05 de Dezembro de 2017, 08h:43 - A | A

VIAGEM DE QUATRO DIAS

Responsável político da ONU visita Coreia do Norte pela primeira vez em 7 anos

Agência EFE

Reprodução ONU

Jeffrey Feltman

Jeffrey Feltman

O responsável de Assuntos Políticos da Organização das Nações Unidas (ONU), Jeffrey Feltman, iniciou nesta terça-feira (5) viagem de quatro dias à Coreia do Norte, onde vai se reunir com representantes do regime. É a primeira visita dessa representação ao isolado país em mais de sete anos. A informação é da Agência EFE.

 

Segundo a agência sul-coreana Yonhap, a chegada de Feltman, que partiu hoje do aeroporto de Pequim rumo a Pyongyang, a capital norte-coreana, ocorre apenas uma semana depois de a Coreia do Norte lançar seu míssil intercontinental mais sofisticado até o momento, ação que pode acarretar novas sanções do Conselho de Segurança.

 

O secretário-geral adjunto de Assuntos Políticos da ONU deve se reunir com o chanceler norte-coreano, Ri Yong-ho, e outros representantes do regime para tratar de "temas de interesse e preocupações mútuas", segundo informaram as Nações Unidas sem oferecer mais detalhes.

 

Também se reunirá com diplomatas credenciados em Pyongyang e com a equipe da ONU na Coreia do Norte, onde funcionam seis agências da organização, com 50 funcionários.

 

Trata-se da primeira viagem de um responsável de Assuntos Políticos da ONU à Coreia do Norte desde a realizada por seu predecessor, o também americano Lynn Pascoe, em fevereiro de 2010.

 

A última vez que um alto representante do organismo visitou o país asiático foi em meados de outubro de 2011 (apenas dois meses antes da morte do líder norte-coreano Kim Jong-il), quando a britânica Valerie Amos esteve no país na qualidade de secretária-geral adjunta para Assuntos Humanitários.

 

Em 2015, o então secretário-geral da ONU, o sul-coreano Ban Ki Moon, esteve a ponto de visitar a cidade de Kaesong, na fronteira com a Coreia do Sul, mas o regime de Kim Jong-un cancelou a permissão no último momento.

 

Embora a viagem de Feltman responda, segundo as Nações Unidas, a um convite de Pyongyang pendente há longo tempo, sua visita acontece em um momento marcado pelo persistente desafio nuclear de Pyongyang. Alguns analistas acreditam que ela pode contribuir para que o regime cogite voltar à mesa de negociação.

 

O porta-voz do Ministério de Assuntos Exteriores sul-coreano, Noh Kyu-duk, disse hoje, em entrevista coletiva, que espera que a viagem sirva para transmitir a preocupação da comunidade internacional sobre o programa nuclear e de mísseis norte-coreano e sua vontade de solucionar a crise de maneira diplomática.

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários