Cuiabá, 25 de Abril de 2024
Notícia Max
25 de Abril de 2024

INTERNACIONAL Quinta-feira, 07 de Novembro de 2019, 09:17 - A | A

Quinta-feira, 07 de Novembro de 2019, 09h:17 - A | A

PESCADORES

Coreia do Sul deporta dois norte-coreanos que mataram 16

G1

Kim Seung-doo

COREIA

 

Em um caso raro, a Coreia do Sul repatriou dois pescadores norte-coreanos na quinta-feira (7) depois de descobrir que eles haviam matado 16 pessoas no barco e então partido para águas sul-coreanas, disseram autoridades de Seul.

 

Os dois homens da Coreia do Norte, que têm entre 20 e 30 anos, foram capturados no barco em uma região ao sul da fronteira entre os dois países no último sábado (2), de acordo com o Ministério de Unificação da Coreia do Sul.

 

Uma investigação posterior mostrou que eles haviam matado 16 colegas, inclusive o capitão.

 

Barrados por serem criminosos hediondos

A Coreia do Sul tem uma política de aceitar norte-coreanos que desejam se estabelecer no sul para fugir de opressão política e pobreza. É a primeira vez que a Coreia do Sul deportou norte-coreanos desde o fim da guerra da Coreia, que terminou em 1953, de acordo com o Ministério da Unificação, que lida com temas da Coreia do Norte.

 

O porta-voz do ministério, Lee Sang-min, disse que decidiram expulsar os dois pescadores porque eles eram “criminosos hediondos” que não seriam reconhecidos como refugiados pelas leis internacionais.

 

Morte do capitão

De acordo com a investigação, 19 pessoas estavam em um barco de pesca de lula quando ele saiu do porto norte-coreano de Kimchaek, no leste do país, em agosto.

 

Quando eles estavam perto de águas russas, os dois homens colaboraram com um terceiro e mataram o capitão, que, de acordo com eles, abusava da tripulação.

 

O trio, então, matou os outros 15 pescadores para encobrir a ação.

 

Os três voltaram ao porto de Kimchaek com a intenção de se mudar para uma outra região da Coreia do Norte. Um deles, no entanto, foi preso. Os outros dois fugiram com o mesmo barco.

 

Quando passaram perto da fronteira, foram perseguidos por um navio da Coreia do Sul, que chegou a fazer disparos de aviso.

 

No sábado (3) depois eles foram capturados pela Marinha sul-coreana.

 

Eles disseram às autoridades que queriam se estabelecer na Coreia do Sul, mas as autoridades sul-coreanas determinaram que eles só queriam escapar da prisão na Coreia do Norte.

 

Histórico de refugiados

Eventualmente, barcos de pescadores da Coreia do Norte são levados às águas do sul, e são aceitos no país vizinho ou repatriados se assim quiserem.

 

Cerca de 32 mil norte-coreanos fugiram para o sul desde o fim da guerra. Muitos deles vão para a China para chegar à Coreia do Sul.

 

Esses desertores são um dos pontos de conflito –os norte-coreanos dizem que eles são mantidos na Coreia do Sul contra sua vontade.

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários