Cuiabá, 25 de Abril de 2024
Notícia Max
25 de Abril de 2024

INTERNACIONAL Quarta-feira, 29 de Janeiro de 2020, 08:23 - A | A

Quarta-feira, 29 de Janeiro de 2020, 08h:23 - A | A

DE VOLTA

Keiko Fujimori voltará à prisão, decide Justiça do Peru

g1

A Justiça do Peru decidiu nesta terça-feira (28) que Keiko Fujimori, líder do partido Força Popular, vai voltar à prisão. O juiz Víctor Zúñiga Urday acatou o pedido da promotoria para que ela permaneça presa por 15 meses enquanto aguarda uma decisão definitiva sobre o caso Odebrecht.

 

Paco Medina/Peruvian Judiciary/AFP

Keiko Fujimori

 

Keiko havia deixado a prisão em novembro de 2019 após uma decisão do Tribunal Constitucional. Ela, que é filha do ex-presidente Alberto Fujimori, estava presa desde outubro do ano passado.

 

Segundo o jornal "El Comercio", Keiko já ficou sob custódia das autoridades logo após ouvir a sentença. Ela deve ser transferida a um presídio nas horas seguintes ao julgamento.

 

Ex-candidata à Presidência do Peru e líder do partido Força Popular, de oposição ao governo de Martín Vizcarra, Keiko é acusada de supostamente receber dinheiro da empresa brasileira Odebrecht durante a campanha das eleições presidenciais de 2011. Na ocasião, ela perdeu para o candidato Ollanta Humala — também envolvido com suposta lavagem de dinheiro.

 

Em novembro de 2017, Marcelo Odebrecht confirmou que entregou dinheiro à campanha do partido Força Popular e que "provavelmente" esse valor foi de US$ 500 mil.

 

Keiko foi presa preventivamente em 10 de outubro de 2018, mas conseguiu a soltura dias depois. Entretanto, em 31 de outubro do mesmo ano, a polícia voltou a prendê-la preventivamente — uma prisão que deveria durar 36 meses.

 

Partido de Keiko sofre derrota

Peruano vota em Lima, no domingo (26) — Foto: Reuters/Sebastian CastanedaPeruano vota em Lima, no domingo (26) 

 

Aliados de Keiko tentaram resgatar a força do fujimorismo nas eleições parlamentares de domingo. O pleito foi convocado quando o presidente Martín Vizcarra — atualmente, o principal rival político da ex-deputada — dissolveu o Congresso após os parlamentares não votarem um projeto de reforma no Judiciário.

 

Porém, os resultados impuseram uma dura derrota ao Força Popular, partido de Keiko. Apesar de contar com um Congresso fragmentado, Vizcarra contará com maior apoio para as reformas no país.

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários