Cuiabá, 25 de Abril de 2024
Notícia Max
25 de Abril de 2024

INTERNACIONAL Terça-feira, 05 de Dezembro de 2017, 14:24 - A | A

Terça-feira, 05 de Dezembro de 2017, 14h:24 - A | A

ELEIÇÕES NO CHILE

Líder de esquerda declara apoio a Guillier em 2º turno presidencial do Chile

France Presse

Reprodução

Alejandro e Beatriz

 

A líder do influente bloco de esquerda Frente Ampla declarou apoio ao candidato Alejandro Guillier à Presidência do Chile, que concorre com o conservador Sebastián Piñera no segundo turno da eleição. Os eleitores do país vão às urnas no dia 17 de dezembro.

 

Beatriz Sánchez, da coalizão de extrema-esquerda Frente Ampla, disse que a insinuação de Piñera de que os votos foram adulterados no primeiro turno a fez mudar de ideia a respeito de não anunciar em quem votará na etapa decisiva.

 

"Isso passa do limite, e é por isso que hoje decidi... votar contra Sebastián Piñera", disse Beatriz aos jornalistas. "Meu voto será para Alejandro Guillier."

Conquistar os eleitores de Beatriz é visto como algo essencial para um triunfo de Guillier. Como candidata presidencial da Frente Ampla, ela obteve duas vezes mais votos do que as pesquisas previram e ficou só a dois pontos de disputar o segundo turno com Piñera.

 

Mas não ficou claro se a declaração de apoio um tanto relutante de Beatriz a Guillier bastará para levar seus apoiadores a irem às urnas em 17 de dezembro. Na semana passada a Frente Ampla pediu que ele esclareça suas propostas, sem anunciar seu apoio oficialmente.

 

Esperava-se que Piñera, ex-presidente que governou o Chile entre 2010 e 2014, vencesse a eleição deste ano com facilidade até seu desempenho decepcionante no primeiro turno, de 19 de novembro.

 

A autoridade eleitoral chilena disse não ter recebido queixas de irregularidades, e Piñera foi amplamente criticado por seus comentários.

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários