Cuiabá, 25 de Abril de 2024
Notícia Max
25 de Abril de 2024

INTERNACIONAL Terça-feira, 10 de Dezembro de 2019, 08:54 - A | A

Terça-feira, 10 de Dezembro de 2019, 08h:54 - A | A

CONCURSO

''Olho no espelho e digo 'você é linda, você é capaz, você é inteligente'', diz Miss Universo 2019, Zozibini Tunzi

G1

Paras Griffin/Getty Images/AFP

miss

 

Durante a noite deste domingo (8) em Atlanta, nos Estados Unidos, que a coroou como Miss Universo 2019, Zozibini Tunzi, de 26 anos, falou sobre padrões de beleza, o combate às mudanças climáticas e por que ensinar liderança a meninas e mulheres.

 

A moça, a terceira vencedora da África do Sul e a primeira premiada não branca do país, é também a 6ª mulher negra a ganhar o título na história do concurso, que foi criado em 1952. A última mulher negra a levar o título foi a angolana Leila Lopes, em 2011.

 

“Cresci em um mundo onde uma mulher que parece comigo - com meu tipo de pele e meu tipo de cabelo - nunca foi considerada bonita. E acho que está na hora de isso parar hoje. Quero que crianças olhem pra mim e vejam meu rosto e quero que vejam seus rostos refletidos no meu. Obrigada." - Zozibini Tunzi, Miss Universo 2019.

 

Zozibini estudou relações públicas na Universidade de Tecnologia da Península do Cabo (CPUT, na sigla em inglês), na Cidade do Cabo. Além de inglês, ela também fala xhosa, língua mais comumente falada na província do Cabo Oriental. É lá que fica sua cidade natal, Tsolo.

 

Como é tradição no concurso, a modelo teve que responder a algumas perguntas durante a premiação. Veja algumas respostas abaixo:

 

Qual é a coisa mais importante que devemos ensinar a meninas hoje?

"Liderança. É algo que está faltando a meninas e mulheres há muito tempo - não porque nós não queremos, mas por causa do que a sociedade rotulou as mulheres para serem”, respondeu Zozibini.

 

“Eu acho que nós somos os seres mais poderosos do mundo e que nós deveríamos ter todas as oportunidades. Isso é o que deveríamos estar ensinando a meninas - ocupar espaço. Nada é tão importante quanto ocupar espaço na sociedade", disse.

 

Os líderes atuais estão fazendo o suficiente para proteger futuras gerações das mudanças climáticas?

“Eu acho que os futuros líderes poderiam fazer um pouco mais, mas eu também acredito que nós, como indivíduos, podemos fazer um papel em tornar o clima do jeito que deveria ser no futuro. Temos crianças protestando pelo clima, e eu acho que nós, adultos, deveríamos participar também", respondeu Zozibini.

 

"As corporações também deveriam fazer parte. E o governo deveria levar [as mudanças climáticas] a sério. Desde a sexta série eu aprendo que o clima está se deteriorando e que o planeta está morrendo. Depende de nós manter o nosso planeta seguro”, afirmou.

 

Qual foi a música que você mais escutou essa semana?

“Eu gosto de me autoafirmar toda manhã. Eu me olho no espelho e digo ‘você é linda, você é capaz, você é inteligente’. Essa semana eu ouvi 'Brown Skin Girl' [de Beyoncé], para ativar a magia da mulher negra”, respondeu Zozibini.

 

A modelo também contou ao público que o primeiro livro que ganhou foi da avó, que não teve oportunidade de estudar. "Ela me deu aquele livro porque tinha esperança de que eu teria um futuro muito melhor do que o dela", relatou.

 

"Eu venho de mulheres fortes que não só lutaram para ser reconhecidas como humanas, mas que lutaram para ser reconhecidas como líderes inteligentes e capazes. Por causa dessas mulheres eu estou aqui hoje, e agora é minha responsabilidade inspirar outras a liderarem, a serem as melhores, a serem confiantes em tudo o que fizerem", completou.

 

Horas antes de vencer, ela também publicou uma mensagem no Instagram agradecendo aos pais:

"Eu existo porque vocês existem. Vocês me deram a vida, me criaram para ser a mulher que eu sou de forma que eu possa estar em um país distante, sabendo orgulhosamente onde tenho raízes e de onde venho", escreveu.

 

"Vocês sacrificaram muito e lutaram batalhas que eu nem sei, tudo para que nós pudéssemos ter todas as oportunidades que o Universo tem a oferecer. Eu sou eternamente grata e espero deixar vocês orgulhosos todos os dias da minha vida! Obrigada, e eu amo vocês com todo o meu coração", completou, escrevendo a última frase em xhosa.

 

Mudança para Nova York

Embora o valor do prêmio não seja revelado pela organização do Miss Universo, Zozibini deve passar um ano em Nova York, onde não pagará aluguel. Segundo a BBC, a modelo deve receber um salário anual de US$ 100 mil (cerca de R$ 413,5 mil).

 

Ela também fará viagens ao redor do mundo em busca de oportunidades na mídia e de desfiles.

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários