PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Terça-Feira, 19 de Novembro de 2019, 08h:38
Tamanho do texto A - A+
POLÍTICA & PODER
CONGRESSO INTERNACIONAL Twitter

Conselheira é mediadora em debate sobre avaliação de políticas públicas

Por: Redação

 

A vice-presidente da Audicon (Associação dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Conta), conselheira interina do Tribunal de Contas de Mato Grosso, Jaqueline Jacobsen Marques, foi a mediadora do Painel: Análise Quantitativa das Políticas Públicas pelos Tribunais de Contas.

 

O painel, que fez parte do terceiro dia de programação do I Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, ocorrido em Foz do Iguaçu (PR) entre os dias 11 e 14 de novembro, teve como palestrante o professor Fernando Meneguin, doutor em Economia e pós doutor em análise econômica do Direito.

 

Ele destacou ser fundamental que se crie a cultura de avaliar tanto antes quanto depois a política pública. "Eu cuido da avaliação antes para ter um melhor desenho da política pública e depois para eu repensar, reavaliar, corrigir e fazer ajustes se necessário".

 

Para Fernando Meneguim, o ideal é que existam políticas públicas avaliadas em evidências. "Você tem uma série de métodos estatísticos que podem ser apropriados pelos Tribunais de Contas para conseguir aferir mais corretamente esse impacto e corrigir os rumos das políticas públicas para que gerem mais efetividade para a população", completou o palestrante.

 

Para a conselheira Jaqueline Jacobsen, o painel da Audicon trouxe um ponto muito relevante: a necessidade de avaliar as políticas públicas, com base em evidências, antes mesmo de gastar os recursos. "Eu me senti honrada por ter sido convidada pelo presidente da Audicon para participar desse painel, pois o assunto é de grande relevância e requer muita atenção por parte dos Tribunais de Contas a fim de contribuir para a geração de maior valor público", disse Jaqueline.

 

Esse método de análise já está sendo utilizado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e o professor Fernando conseguiu, na avaliação da conselheira, abordar de forma didática e razoavelmente simples como fazer esse tipo de avaliação.

Twitter

PUBLICIDADE



Veja mais sobre este assunto:

Edição 208 Dezembro de 2019

PUBLICIDADE

Enquete
COLUNISTA
BLOGS MAX
  • PUBLICIDADE

  • PUBLICIDADE

  • PUBLICIDADE


PUBLICIDADE


PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

© 2019 - Notícia Max - Todos os direitos reservados