Cuiabá, 24 de Maio de 2025
Notícia Max
24 de Maio de 2025

ECONOMIA Segunda-feira, 16 de Dezembro de 2019, 06:54 - A | A

Segunda-feira, 16 de Dezembro de 2019, 06h:54 - A | A

LEGALIZAÇÃO

Coopemiga é criada para unificar garimpeiros em Aripuanã

Rayane Alves

 

A Cooperativa de Mineradores (Coopemiga) foi instalada em Aripuanã (1.002 km a noroeste de Cuiabá) há pelo menos uma semana para unificar todos os garimpeiros do município. A ação foi realizada em parceria com a Companhia Mato-grossense de Mineração (Metamat).

 

De acordo com o geólogo da Metamat, Renato Antunes da Silveira Neto, a ideia foi pensada porque os profissionais da região estariam desamparados e cada um trabalhava por conta própria de forma ilegal.

 

Agora, com a criação, além da unificação, legalização e organização da equipe, os trabalhadores também irão pleitear junto à empresa Nexa uma aérea para eles trabalharem.

 

“Para regularizar a área é necessário uma cessão dos direitos minerários que pertencem a Mineração Dardanelos representada pela Nexa, essa cessão que a cooperativa irá pleitear junto a Nexa para ter o direito do subsolo.Outro passo importante caso haja a anuência do requerimento de pesquisa, é o termo de ajuste de conduta com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Ministério Público Estadual (MPE) e com a própria METAMAT que irá auxiliar também de forma técnica e ambiental”, pontuou”.

 

Ainda conforme Renato, uma equipe da instituição continua em Aripuanã para prestar apoio na legalização do garimpo.

 

 “Tudo na intenção de ajudar os garimpeiros em pesquisas, requerimentos e também questões ambientais que aflige a região”, finalizou.

 

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

2 Comentários


Raimundo tragino Bento só 24/07/2020

parabéns para os garimpeiros de Aripuanã por ter se organizados em cooperativa foi a coisas mais certa que voces ja fizeram uma cooperativa alta Gestão fuciona em Qualquer lugar do mundo ok

olavo pereira 12/07/2020

E-mail da coopemiga. WhatsApps. ATENCIOSAMENTE OLAVO PEREIRA

2 comentários