O empresário Rodrigo Rohde, à frente da Casa dos Filtros - rede especializada no atendimento de filtros e lubrificantes agrícolas, automotivos e de caminhões - encontrou nas missões técnicas promovidas pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) uma das chaves para o crescimento estruturado e inovador do próprio negócio. Com unidades em expansão por diversas cidades de Mato Grosso e Goiás, ele credita boa parte dos avanços à participação em feiras e visitas técnicas, que permitiram contato direto com fornecedores, novas tecnologias e estratégias de gestão.
Natural do Rio Grande do Sul, Rodrigo mudou-se com a família para Primavera do Leste quando tinha apenas dois anos. “Aqui era tudo mato. Chegamos em um caminhão com alguns móveis, duas vacas e dois cachorros. Meu avô tinha algumas terrinhas e começou a plantar soja. Aos sete anos, me mudei para a cidade para estudar e, aos 14, já vendia picolé”, relembra. A trajetória empreendedora tomou forma após anos no setor de autopeças, onde começou como office boy e chegou a gerente.
Foi durante visitas a fornecedores em São Paulo, ainda como funcionário, que começou a visualizar a possibilidade de abrir o próprio negócio. “Eu procurava algo que não existisse na cidade e que fosse viável. Já conhecia a demanda por filtros agrícolas, um setor carente de opções locais, com produtos caros e importados. Quando surgiu a oportunidade de adquirir uma loja à venda, fiz um estudo de viabilidade com foco na distribuição direta da indústria”, explica.
Rodrigo iniciou a operação como distribuidor direto e não apenas como varejista, o que reduziu custos e aumentou a competitividade. Três anos depois, o sucesso alcançado permitiu pensar em expansão e a empresa foi formatada como franquia. “Fizemos consultorias, padronização e manualização do negócio. Melhoramos sistemas, fornecedores, logística e chegamos em um modelo ideal de franquia. Em 2025 nós liberamos para todo o Brasil e hoje temos unidades em várias cidades, como Rondonópolis, Campo Verde, Goiânia e estamos abrindo em Campo Grande (MS)”, afirma.
As missões técnicas passaram a fazer parte fundamental da estratégia de desenvolvimento da rede. A participação na Automec 2023, uma das maiores feiras do setor automotivo da América Latina, foi um divisor de águas. “Eu e minha esposa, que também é minha sócia, fomos com o Sebrae Mato Grosso e a feira foi excelente. Lá estavam nossos principais fornecedores. Voltamos com a certeza de que nossos franqueados também precisavam vivenciar aquilo”, conta.
Recentemente, Rodrigo levou um grupo de franqueados à mesma feira, com apoio da missão técnica do Sebrae/MT. “Foi muito produtivo. Organizamos visitas técnicas às indústrias de lubrificantes e filtros que distribuímos. Os franqueados puderam ver como os produtos são feitos, conhecer os processos de qualidade e, principalmente, ganhar segurança e argumentos para vender melhor”, destaca. Estiveram presentes franqueados de Primavera do Leste, Paranatinga, Matupá e Goiânia.
Além da equipe da Casa dos Filtros, a missão técnica também levou outros empresários mato-grossenses para a Automec, que é reconhecida como a maior feira de reposição e reparação automotiva da América Latina. A ação integrou o programa Empreenda Mais Ind, uma iniciativa do Sebrae Mato Grosso em parceria com a Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), que visa fortalecer pequenos negócios ligados às cadeias industriais e de serviços associados, promovendo sua transformação sustentável.
NOVOS CONHECIMENTOS
De acordo com a gerente Regional do Sebrae/MT, Érika Santos, as missões técnicas nacionais e internacionais proporcionam contato direto com culturas empresariais diversas e promovem uma visão mais ampla e estratégica sobre os negócios.
“A participação em missões técnicas é uma oportunidade estratégica para qualquer empresário. Um dos principais benefícios é a conexão com outros empreendedores de diferentes regiões, que compartilham experiências, práticas bem-sucedidas e soluções que estão gerando bons resultados, como aumento nas vendas ou ganho de produtividade com novos equipamentos”, afirma.
Segundo Érika Santos, ao participar de feiras e eventos, os empresários têm a chance de conhecer de perto as mais recentes inovações do mercado, incluindo tecnologias de ponta e equipamentos modernos.
CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.
0 Comentários