O Palácio de Buckingham anunciou a retirada de todos os títulos do ex-príncipe Andrew, envolvido em escândalos sexuais e relacionado ao empresário Jeffrey Epstein. Mesmo assim, o filho da rainha Elizabeth 2ª continua na linha de sucessão ao trono.
Isso porque a decisão da família real não interfere na hierarquia dos herdeiros e na legislação britânica, que defende que escândalos não são motivos legais para exclusão. Andrew Mountbatten Windsor ocupa a oitava posição da lista de sucessores, atrás dos sobrinhos William e Harry e dos filhos deles.
Andrew foi acusado de abuso sexual por Virginia Giuffre, vítima de Jeffrey Epstein, condenado por comandar uma rede de exploração sexual de menores. Giuffre afirmou que foi forçada a ter relações sexuais com o ex-príncipe, quando ela tinha 17 anos. Windsor, no entanto, negou as acusações.
O processo civil, movido nos Estados Unidos, ganhou repercussão internacional, mas foi encerrado em 2022 após um acordo financeiro. Em 2019, o irmão do rei Charles 3º disse à BBC que interrompeu o contato com Epstein quando soube que ele estava sendo investigado.
Recentemente, Andrew renunciou ao uso de seus títulos reais, como o de Duque de York. “Decidi, como sempre, priorizar meu dever para com minha família e meu país. Mantenho minha decisão de cinco anos atrás de me afastar da vida pública”, disse na ocasião.
Andrew é filho de Elizabeth 2ª e do príncipe Philip. Irmão do rei Charles 3º, ele era descrito como o filho favorito da rainha. Apesar de ter perdido o título de príncipe, suas filhas Beatrice e Eugenie continuam sendo consideradas princesas.
Confira a linha de sucessão britânica até Andrew
- Príncipe William (filho mais velho de Charles 3º)
- Príncipe George (filho mais velho de William)
- Princesa Charlotte (filha do meio de William)
- Príncipe Louis (filho mais novo de William)
- Príncipe Harry (filho mais novo de Charles 3º)
- Príncipe Archie (filho mais velho de Harry)
- Princesa Lilibet (filha mais nova de Harry)
- Andrew Mountbatten Windsor (filho de Elizabeth 2ª)
CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.



0 Comentários