Cuiabá, 02 de Novembro de 2025
Notícia Max
02 de Novembro de 2025

INTERNACIONAL Domingo, 02 de Novembro de 2025, 08:56 - A | A

Domingo, 02 de Novembro de 2025, 08h:56 - A | A

40 metros de altitude

Voo internacional com 295 a bordo arremete na última hora e evita colisão com avião na pista

R7

A Administração Federal de Aviação (FAA) investiga um incidente ocorrido na última quinta-feira (30) no Aeroporto Logan de Boston , envolvendo um voo internacional da Delta Air Lines que estava bem próxima do pouso e uma aeronave da Cape Air que estava na pista em procedimento de decolagem. O avião da Delta estava a apenas 38 metros de altitude quando o controlador percebeu o erro e determinou a arremetida:

“Delta Heavy, arremeta e vire 10 graus à esquerda”, ordena o controlador.

Um dos pilotos parece não acreditar:

“Mas que diabos [foi isso]?”

O outro piloto constata a gravidade do incidente:

“Essa foi por pouco.”

Ao que o colega constata:

“É, meu amigo, nada bom”.

Os dois aviões de passageiros estiveram a apenas cerca de 100 metros um do outro.

O voo 263 da Delta, com 284 passageiros e 11 tripulantes a bordo que partiu de Paris , tinha como destino original o Aeroporto Internacional John F. Kennedy, em Nova York. Com as condições meteorológicas desfavoráveis, o Delta foi desviado para Boston. Por volta das 16h15, horário local, quando o Airbus 330-900neo, matrícula N421DX, se aproximava para pousar no Aeroporto Logan, a aeronave da Cape Air taxiava para cruzar a pista de onde o Delta pousaria. O controlador de tráfego percebeu o alto risco de colisão determinou a arremetida.

“O controle de tráfego aéreo instruiu o voo 263 da Delta Air Lines a realizar uma arremetida porque o voo 548 da Cape Air tinha autorização para decolar de uma pista que se cruzava com a primeira”, disse a FAA em um comunicado.

O incidente ocorre no momento em que os Estados Unidos vive uma crise administrativa por conta da não votação do orçamento federal, o chamado “shutdown”, quando o governo deixa de honrar contas. Serviços federais, como o executado por controladores de tráfego aéreo são os mais prejudicados. O não pagamento dos salários aumentou muito as faltas no trabalho, levando ainda vários profissionais a apresentarem atestado médico. A crise causada pela falta de acordo entre parlamentares republicanos e democratas para votar o orçamento é agravada com a falta de mão de obra para o Controle de Tráfego Aéreo, o que tem levado a um aumento no número de voos atrasados e cancelados. Por falta de pessoal, alguns aeroportos precisaram suspender as operações momentaneamente. Não há previsão sobre quando a situação será normalizada. A falta de profissionais no mercado afeta ainda alguns aeroportos no Canadá.

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários