Cuiabá, 07 de Setembro de 2024
Notícia Max
07 de Setembro de 2024

POLÍTICA & PODER Terça-feira, 20 de Dezembro de 2022, 08:33 - A | A

Terça-feira, 20 de Dezembro de 2022, 08h:33 - A | A

tribunal de contas

Corregedoria-Geral lança ferramenta inovadora pelo fortalecimento da gestão

Da Redação

Ao longo de 2022, para além do desenvolvimento de sua missão basilar, que é o controle disciplinar, a Corregedoria Geral do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) implementou ferramenta inovadora e trabalhou de forma a fortalecer e contribuir com as decisões estratégicas e definição de diretrizes da gestão, tanto no âmbito administrativo como do controle externo.

De acordo com o corregedor-geral, conselheiro Guilherme Antonio Maluf, sempre pautado na eficiência, eficácia e efetividade, elementos fundamentais para a administração pública, o órgão cumpriu com 100% das metas estipuladas no início da gestão.

“Todas as campanhas internas que previmos foram realizadas, como a campanha contra o assédio e a da ética e, numa condição especial, ficamos muito felizes por ter proposto uma ferramenta muito moderna de transparência, que é o nosso Painel Calculadora, e contado com apoio integral do presidente José Carlos Novelli para sua implementação”, explicou o corregedor.

Conforme Maluf, a plataforma eletrônica tem por princípio básico mensurar a eficiência e a eficácia interna e reduzir o estoque processual, uma das metas de gestão de Novelli. Além da organização, as funcionalidades da ferramenta incluem a autoavaliação dos servidores, o que vai assegurar a produtividade e a entrega de resultados.

“Quem controla precisa demonstrar que pode ser controlado e a plataforma vai permitir o autocontrole do Tribunal. Se for constatado um patamar abaixo do esperado, ou seja, se houver um passivo muito grande de processos nos setores, será possível correr atrás para atingirmos as metas e alcançarmos a excelência nas ações”, salientou o corregedor.

Outro ponto destacado por Maluf foi o intercâmbio de conhecimento com corregedorias de outros Tribunais de Contas do país. “Representantes da Corregedoria do Tribunal de Contas de Mato Grosso estiveram em outros três estados levando nossa experiência e buscando experiências exitosas, essa era outra meta da nossa gestão que foi cumprida”.

Ao longo do ano também foram criados relatórios de desempenho, publicadas instruções normativas, além das ações relacionadas às correições, que resultaram em um total de 245 procedimentos.

Há que se frisar que o TCE-MT é um dos poucos Tribunais de Contas do país que faz uma correição continua, um controle de prazo processual contínuo, o ano todo. O trabalho é no sentido de apoiar o controle externo no aspecto de implementar e fomentar a agilidade processual, buscando uma maior eficiência.

A Corregedoria-Geral recebeu avaliação 100 % positiva nas auditorias internas e externas de 2022 pois cumpriu todas as exigências não recebendo inconformidades e assim garantindo a certificação ISO para o TCE MT.

O Corregedor Conselheiro Guilherme Maluf finaliza o ano com todas as metas cumpridas dentro da unidade e pretende em 2023 trazer novas ações para garantir a qualidade e a eficiência.

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários