Cuiabá, 14 de Maio de 2024
Notícia Max
14 de Maio de 2024

AGRONEGÓCIO Terça-feira, 19 de Junho de 2018, 13:06 - A | A

Terça-feira, 19 de Junho de 2018, 13h:06 - A | A

LAÇO E TAMBORES

Cavalgada e prova de laço marcam atividades agropecuárias em Alto Araguaia

Assessoria | FAMATO

Cavalgada

 

O Sindicato Rural de Alto Araguaia, em parceria com a Prefeitura Municipal de Alto Araguaia, promoveu no final de semana a 1ª Copa Araguaia Team Ropin e Prova de Três Tambores. Para selar a abertura do evento, mais de 150 produtores rurais participaram de uma cavalgada que movimentou a cidade chamando a atenção de moradores e visitantes. 

 

O vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Francisco Olavo Pugliesi de Castro, disse que o evento é uma forma de valorizar e fomentar as práticas agropecuárias.

 

As festas agropecuárias, feiras, cavalgadas, campeonatos de laço e tambor são importantes para os municípios. Representam o aquecimento econômico, entretenimento e devem continuar sempre com o intuito de modernizar a agropecuária. Eventos como a 1ª Copa Araguaia Team Ropin e prova de três tambores são exemplo de oportunidades para esse desenvolvimento, pois fazem a agropecuária mato-grossense ser cada vez mais forte”, disse Francisco Castro.  

 

Para o presidente do sindicato rural, Ary Marcos Rezende, o evento selou as atividades agropecuárias do município e deve entrar para o calendário da cidade. “Foi uma grande festa agropecuária, conseguimos envolver a classe produtora, amigos, familiares e a população em geral. O evento movimentou a economia da cidade e fomentou as práticas agropecuárias da região. Essa grande festa deve entrar para o calendário da cidade”, disse.    

 

Rezende explicou que para garantir a segurança dos animais e das pessoas, todos os participantes apresentaram a Guia de Trânsito Animal (GTA) emitida pelo Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea) de equinos e bovinos, exame negativo de Anemia Infecciosa Equina (AIE), vacina contra influenza, febre aftosa, exames de brucelose e tuberculose, mormo, entre outros.

 

Tudo isso para garantir a saúde dos animais, assim como a saúde humana. O Sindicato Rural de Alto Araguaia preza pelas boas práticas agropecuárias”, disse o presidente.   

 

Além da copa, o sindicato viu a necessidade de mostrar para a sociedade a importância de ações de defesa sanitária, que são fundamentais para o agronegócio. Durante o evento foram realizadas medidas preventivas nos animais, exames para detectar doenças infecciosas como, por exemplo, o mormo e diagnósticos de brucelose e tuberculose.  

 

Na cidade, além dos rebanhos nas propriedades rurais, o sindicato identificou cerca de 80 animais, sendo criados em residências e terrenos baldios. Para garantir a saúde dos animais e a da população foram disponibilizadas doses de vacina, exames e diagnósticos feitos por profissionais do Indea e médicos veterinários.

 

Os proprietários dos animais ainda foram orientados sobre medidas preventivas, segurança e planejamento de vacinação. A copa fomentou ainda a comercialização de gado P.O nelore.  

 

A 1ª Copa Araguaia Team Ropin e Prova de Três Tambores teve o apoio do Indea-MT. 

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários