Cuiabá, 26 de Abril de 2024
Notícia Max
26 de Abril de 2024

BRASIL Terça-feira, 31 de Dezembro de 2019, 10:10 - A | A

Terça-feira, 31 de Dezembro de 2019, 10h:10 - A | A

ECONOMIA

Alta de 32% na Bolsa é a maior desde 2016; Congresso manterá pauta econômica em 2020

BLOG DO MATHEUS LEITÃO

Cris Faga/Estadão Conteúdo

 

Os principais jornais do país destacam, no último dia do ano, que a Bolsa de Valores de São Paulo fechou 2019 com seu quarto ano consecutivo de alta, desta vez com ganhos que atingem os 31,58%. É o registro mais alto desde 2016, ano em que a valorização foi de 38,93%.

 

Em seu título principal, O Estado de S.Paulo informa que o índice Bovespa (Ibovespa), que reflete a valorização média dos papéis mais negociados na Bolsa, lidera o ranking de investimentos impulsionado por fatores como a aprovação da reforma da Previdência, a queda dos juros e a expectativa de que a economia apresente resultados mais sólidos.

 

Mesmo com o resultado positivo, o índice recuou 0,76% nesta segunda-feira (30), e encerrou o dia com 115,6 mil pontos, puxado pelo comportamento negativo do mercado externo.

 

De acordo com analistas ouvidos pelo Estadão, as estimativas são de que a Bolsa suba em 2020, com alta média de 12% a 20% e previsões para oscilação do Ibovespa de 130 mil a 140 mil pontos. “Bolsa sobe 31,58% no ano e analistas veem nova alta em 2020”, informa a manchete do Estadão.

 

ALTA DO DÓLAR

 

Em uma de suas principais reportagens, O Globo destaca que o dólar comercial encerrou o ano a R$ 4,009, no menor patamar desde o dia 5 de novembro, quando a moeda americana ficou cotada a R$ 4. No entanto, para o acumulado do ano a alta é de 3,5%.

 

Segundo o matutino carioca, as perspectivas otimistas dos investidores com o desempenho da economia brasileira são as principais razões para o recuo do dólar nesta segunda (30). Houve, por exemplo, a divulgação do resultado das contas públicas de novembro e a revisão para cima das projeções no Boletim Focus, do Banco Central.

 

Na última edição do boletim de 2019, a estimativa para o Produto Interno Bruto (PIB) deste ano passou de 1,16% para 1,17%, ao passo que a de 2020 foi de 2,28% para 2,30%.

 

 

Além disso, o Globo lembra que aconteceram outros fatores positivos no ano, como a aprovação da reforma da Previdência, a queda da taxa básica de juros (Selic) – de 6,5% para 4,5% ao ano -, e a diminuição das tensões comerciais entre Estados Unidos e China.

 

AUMENTO DE INVESTIDORES

 

Em seu destaque principal, a Folha de S.Paulo informa que este ano o número de brasileiros que investem em ações dobrou, indo de 813 mil para 1,6 milhão, aumento que o jornal paulista associa à alta registrada em 2019 na Bolsa de Valores.

 

A fatia dos pequenos investidores nos negócios, segundo a Folha, subiu para 18,1% enquanto os institucionais (empresas e fundos de investimentos) corresponderam a 31,5% em 2019.

 

O matutino paulista informa também que, por outro lado, houve um significativo fluxo de saída de estrangeiros do mercado brasileiro. Segundo a Folha, havia uma expectativa no aumento de aplicações com a mudança de governo e o compromisso com reformas. “Investidores locais dobram, e Bolsa sobe 32% em 2019”, sublinha a manchete da Folha.

 

CONGRESSO MANTERÁ PAUTA ECONÔMICA

 

Em sua reportagem principal, o Globo informa que o Congresso deverá manter como prioridade em 2020 a agenda econômica e o foco no crescimento. isso por causa dos projetos de lei que tratam de costumes, como o projeto Escola sem Partido.

 

De acordo com o matutino carioca, os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), querem acelerar a votação de temas como a reforma tributária, a autonomia do Banco Central e a flexibilização do licenciamento ambiental em obras.

 

Maia ainda quer estender a reforma Administrativa do Executivo para o Legislativo, de acordo com o Globo. “Congresso manterá foco na pauta do crescimento em 2020”, revela a manchete do Globo.

 

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários