Cuiabá, 26 de Abril de 2024
Notícia Max
26 de Abril de 2024

BRASIL Domingo, 20 de Maio de 2018, 08:24 - A | A

Domingo, 20 de Maio de 2018, 08h:24 - A | A

CRISE GLOBAL

Sem reformas, Brasil fica vulnerável

 

Depois de mais um dia de forte turbulência no mercado financeiro, com a sexta alta consecutiva do dólar, o ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, disse ontem ao Estadão/Broadcast que o movimento de valorização da moeda americana é global e atinge principalmente as moedas de países emergentes.

 

 

Mas afirmou que o momento exige a continuidade das reformas. Sem elas, disse, o Brasil fica mais vulnerável.

Em relação ao movimento dos últimos dias - ontem, o dólar chegou a bater em R$ 3,77, embora depois tenha recuado um pouco (ver página B4) Guardia lembrou que moedas de diversos países, como África do Sul, México, Chile, Colômbia e Turquia, também tiveram desvalorização.

 

Em menor escala, até mesmo o euro e a libra perderam valor frente ao dólar.

 

‘O Brasil é afetado como é afetada a maior parte dos países. Evidentemente, os países emergentes são mais afetados dos que as economias maduras’, disse.

 

 O ministro afirmou que o Brasil está preparado para enfrentar esse quadro internacional mais adverso, mas aproveitou para alertar que é preciso avançar nas reformas que vão assegurar a melhora das contas públicas.

 

 

‘O Brasil tem uma situação externa muito confortável. Reservas internacionais altas, déficit em conta corrente que é pequeno e amplamente financiado pelo investimento externo estrangeiro, inflação e juros baixos. Mas sempre destacamos que é fundamental persistir nas reformas que vão assegurar a melhoria do lado fiscal’, disse.

 

 

Como mostrou o jornal ‘O Estado de S. Paulo’, o governo tem planos de retomar a votação da reforma da Previdência depois das eleições.

Além disso, a equipe econômica se esforça para aprovar o projeto de fim da desoneração da folha de pagamento.

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários