Cuiabá, 26 de Abril de 2024
Notícia Max
26 de Abril de 2024

CIDADES Segunda-feira, 23 de Dezembro de 2019, 14:35 - A | A

Segunda-feira, 23 de Dezembro de 2019, 14h:35 - A | A

TRÂNSITO SEGURO

Ações educativas de trânsito alcançam mais de 72 mil pessoas em MT

Redação

Detran-MT

 

Durante o ano de 2019, o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT), por meio das gerências de Ação Educativa de Trânsito e de Escola Pública de Trânsito, realizou 281 ações em 67 munícipios de Mato Grosso, atendendo mais de 72 mil pessoas e 211 grupos populacionais.

 

Foram diversas ações realizadas como campanhas, cursos, palestras e blitz educativas, com o objetivo principal de sensibilizar motoristas, passageiros, pedestres e ciclistas sobre os procedimentos de segurança no trânsito.

 

Entre as ações desenvolvidas pelo Detran-MT estiveram: Campanha de Carnaval, Volta às Aulas com Segurança no Trânsito, Movimento Maio Amarelo, Semana Nacional de Trânsito, Dia das Mulheres, Dia do Motorista, Motociclista e Pedestre, Semana da Criança, Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trânsito, blitz educativa durante as operações Lei Seca e o projeto Amigo da Rodada.

 

Criado em maio de 2017 pela gerência de Ações Educativas de Trânsito, o Amigo da Rodada é uma forma diferente de sensibilizar motoristas que não consomem álcool a dirigir o veículo para os amigos que estão consumindo bebida alcoólica. Os agentes do Detran-MT com apoio do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar e agentes da Semob e Guarda Municipal de Várzea Grande percorrem bares e restaurantes de Cuiabá e Várzea Grande abordando as pessoas e realizando teste com etilômetro, apontando o nível de alcoolemia. São distribuídos vários brindes para os condutores conscientes que não combinam álcool e direção.

 

Ao longo do ano, também realizaram palestras no projeto social Bombeiros do Futuro, no Mutirão Rural, Rota Cidadã, Trânsito Kids, em parceria com o Batalhão de Trânsito, blitz educativa durante as operações Bairro Integrado, executadas pela Secretaria de Segurança Pública (Sesp), e palestras sobre segurança no trânsito em empresas como Coca-Cola, Eletrobrás, Votorantim, Águas Cuiabá, Integração Transportes, Grupo Itaipava, entre outras.

 

O presidente do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos, destaca a importância das duas gerências no trabalho de sensibilização para a segurança no trânsito. “A maior prevenção para acidentes de trânsito é por meio de ações educativas, levando conhecimento e orientações a motorista e pedestres”.

 

Escola Pública de Trânsito

 

A gerência de Escola Pública de Trânsito fechou o ano de 2019 com 1.183 pessoas capacitadas em diversos municípios do Estado em cursos de direção defensiva, pilotagem segura, atualização de examinador de trânsito, multiplicadores de educação para o trânsito e cursos em escolas públicas e privadas em mais de 10 municípios.

 

As ações e cursos realizados ao longo do ano tiveram apoio de vários parceiros como prefeituras, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar, Polícia Judiciaria Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Batalhão de Trânsito Urbano e Rodoviário da PMMT (BPMTran), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setas), Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Sest Senat, Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Guarda Municipal de Várzea Grande, Concessionária Rota Oeste, Renaest e Ciretran dos municípios de Santo Antônio do Leverger, Primavera do Leste e Cáceres.  

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários