Cuiabá, 26 de Abril de 2024
Notícia Max
26 de Abril de 2024

CIDADES Sexta-feira, 18 de Outubro de 2019, 08:45 - A | A

Sexta-feira, 18 de Outubro de 2019, 08h:45 - A | A

EXPANSÃO

Água para o Futuro é apresentado ao MP e universidade da Bahia

Redação

 

O projeto “Água para o Futuro”, desenvolvido pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso, foi apresentado na manhã desta quinta-feira (17) a representantes do Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) e professores da Universidade Federal da Bahia. O projeto é uma iniciativa do MPMT que busca garantir segurança hídrica e o abastecimento de água potável por meio da identificação, preservação e recuperação de nascentes no estado.

 

O Água para o Futuro já foi expandido para outras 17 unidades da federação, após um acordo de cooperação firmado entre o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e o MPMT, em outubro de 2018. O acordo permitiu que outros estados pudessem ser beneficiados e passassem a utilizar a ferramenta.

 

A reunião contou com a participação do promotor de Justiça Marcelo Caetano Vacchiano, coordenador em substituição do Projeto Água Para o Futuro, de representante do CNMP, o promotor de Justiça Erick Alves Pessoa, da coordenadora do CEAMA/MPBA, promotora de Justiça Cristina Seixas Graça e dos professores Terencio Rebello de Aguiar Junior e Lafayette Dantas da Luz, da Universidade Federal da Bahia.

 

O representante do CNMP, promotor de Justiça Erick Alves Pessoa, ressaltou a importância do projeto, destacando a existência do Termo de Cooperação firmado entre MPMT e CNMP para fins de implantação do mesmo nos demais estados já que representa importante iniciativa na defesa do meio ambiente.

 

A promotora de Justiça Cristina Seixas Graça salientou que o MPBA possui orientação institucional para implantação, sendo que a troca de experiências poderá ser útil para o cumprimento da proposta. Os professores Terencio Rebello de Aguiar Junior e Lafayette Dantas da Luz informaram que possuem uma iniciativa de sucesso na identificação e recuperação das nascentes no meio rural, sendo que possuem experiência nessa temática.

 

O promotor de Justiça Marcelo Caetano Vacchiano destacou que o projeto tem sido divulgado pelo Brasil em razão do apoio do procurador-geral de Justiça do MPMT, José Antônio Borges Pereira, em atenção inclusive a termo de cooperação firmado entre MPMT e CNMP para transferência de metodologias para os demais estados. A equipe do Água para o Futuro apresentou a todos o material do projeto e disponibilizou a metodologia por meio do e-book.

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários