Cuiabá, 25 de Abril de 2024
Notícia Max
25 de Abril de 2024

CIDADES Terça-feira, 22 de Maio de 2018, 11:01 - A | A

Terça-feira, 22 de Maio de 2018, 11h:01 - A | A

PRAINHA

Canteiros centrais do VLT ganham palmeiras imperiais

DIÁRIO DE CUIABÁ

 

Nos canteiros centrais por onde deveria passar o veículo leve sobre trilhos (VLT), a prefeitura de Cuiabá decidiu plantar palmeiras imperiais.

 

O plantio começou ao longo da Avenida Fernando Correa da Costa, onde em fevereiro passado foram fincadas aproximadamente 150 árvores.

 

Agora, a iniciativa segue pelas Avenidas Tenente Coronel Duarte, mas conhecida como Prainha, e a Mato Grosso, ambas na região central da cidade. 

 

 

No cruzamento das duas pistas, o antigo relógio instalado para a Copa do Mundo de 2014 dará lugar um novo relógio totem que fará a contagem para o tricentenário da capital, que será comemorado em abril de 2019. 

 

De acordo com a prefeitura, uma das intenções com o plantio é amenizar a situação das vias devido às obras paralisadas para implantação do VLT.

 

Para isso isso, a administração municipal firmou um termo de ajustamento de conduta (TAC) com uma rede de supermercados para revitalizar o canteiro da Prainha, apontado como um dos eixos fundamentais na circulação de pessoas da cidade. 

 

A assinatura do TAC é uma parceira das secretarias municipais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Serviços Urbanos. Neste caso, o valor do investimento é de aproximadamente R$ 170 mil.

 

Por lá, a Secretaria de Serviços Urbanos já começou a aterrar o concreto e preparar o solo para receber a terra e posteriormente a grama. 

 

Para não atrapalhar o trânsito no local, as equipes de trabalho atuarão durante a noite com a utilização de maquinários, e durante o dia o trabalho braçal, cuja mão de obra é da própria administração direta.

 

A previsão para a conclusão dos trabalhos é de 90 dias, podendo ser prolongado, de modo que não prejudique a fluidez do tráfego. 

 

Paralelamente, a prefeitura também iniciou o trabalho de revitalização do canteiro central da Avenida Mato Grosso e a construção de um novo relógio totem que fará a contagem para o tricentenário da capital. 

 

Conforme informações da assessoria de imprensa, a nova estrutura terá 15 metros de altura e 6,20 metros de largura. O relógio será construído com o formado de viola de cocho, fazendo referência às raízes cuiabanas, e também contará com duas telas de LED, que servirão tanto para a contagem dos 300 anos quanto para a transmissão de campanhas de interesse público e exploração publicitária por parte do setor privado. 

 

O canteiro central da Mato Grosso também receberá serviços de paisagismo e jardinagem em toda a extensão. A previsão é de que, em aproximadamente 60 dias, o concreto seja substituído pelo plantio de grama e de 80 árvores adultas de Ipês.

 

O local também receberá melhoria no quesito iluminação, com a instalação de lâmpadas do tipo LED.

 

Todo esse procedimento está sendo efetuado com os investimentos oriundos da empresa vencedora do chamamento público realizado pela Secretaria dos 300 anos”, informou.

 

O investimento é da ordem de R$ 350 mil, investimento feito por meio da iniciativa privada, que em troca ganha a exclusividade na veiculação de publicidade nas telas de LED, além da manutenção por três anos. 

 

O secretário extraordinário dos 300 anos, Júnior Leite, explicou que o projeto foi concebido a partir da criação da nova Lei da Publicidade, permitindo maior flexibilidade na utilização de ferramentas publicitárias ao longo da cidade. Segundo ele, além do totem na Mato Grosso, pelo menos outros dois serão colocados em espaços diferentes, todos seguindo os mesmos moldes de parceria. 

 

Um deles estará situado na Praça Oito de Abril, sob a administração de uma empresa do ramo da publicidade. O terceiro, ficará na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (Av. do CPA), com o ponto exato e patrocinador ainda a definir. 

 

Esse projeto é uma determinação do prefeito Emanuel Pinheiro para que promovêssemos a modernização da cidade. É importante destacar que todos os investimentos para a revitalização e manutenção do local durante os próximos três anos são de responsabilidades das empresas vencedoras do chamamento público”, frisou. 

 

Em contrapartida, conforme Júnior Leite, as empresas têm o direito de colocar a marca no relógio e utilizar 50% do tempo do painel de LED.

 

Os outros 50% ficam destinados à prefeitura para a divulgação de campanhas institucionais como maio amarelo, IPTU, vacinações, e várias outras de interesse público”, informou. 

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários