PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Segunda-Feira, 24 de Junho de 2019, 13h:01
Tamanho do texto A - A+
CIDADES
MEIO AMBIENTE Twitter

Conversa com Verde Novo promove ressignificação de saber entre professores

Por: REDAÇÃO

Ressignificar o conhecimento já adquirido pelos professores foi um dos objetivos do bate-papo na Sesi Escola, que abordou, sobretudo, formas de melhorar a qualidade climática de Cuiabá. A ideia é primeiro promover a conscientização dos professores para que eles possam futuramente repassar as informações para os alunos.

 

Em setembro, a unidade escolar pretende expandir a palestra para as crianças e promover um grande plantio de mudas no estacionamento do local. Para isso, precisa que os formadores de opinião já estejam conscientemente transformados. A roda de conversa é desenvolvida pelo Juizado Volante Ambiental de Cuiabá (Juvam) e integra o projeto Verde Novo, promovendo a conscientização da coletividade quanto à importância de plantar e cuidar das árvores.

 

O Professor Ediney Brito Junior, conhecido como professor Fenômeno, participou do encontro e destacou o quão é importante promover a inserção das pessoas no cuidado com o ambiente em que vive. “Essas ações dão novo significado ao saber. Quando você traz um cidadão para dentro do projeto, você não tem ali um mero replicador de informações, mas sim, alguém com sentimento de pertencimento. A pessoa passa a entender que ela faz parte da cidade e passa a cuidá-la e defendê-la mais. Eles percebem que são a cidade e que aquela árvore plantada faz parte da história deles. Isso é conscientização”, ressaltou Fenômeno.

 

Professor de história e robótica, ele contou ainda que neste ano a escola está trabalhando buscas de soluções aliadas à tecnologia para melhorar a qualidade de vida das pessoas e das cidades modernas. “Com certeza, o cuidado com o meio ambiente por meio do plantio de mudas e cuidado das árvores integram essas soluções”, concluiu.

 

Todas as informações da palestra foram repassadas pelo servidor do Juvam Mauro Nakamura. Na ocasião, ele fez questão de esclarecer a importância do despertar da consciência ambiental e da obrigação da sociedade quanto à melhoria climática de Cuiabá. “Nossa intenção é a qualidade de vida das pessoas e também da cidade onde moramos. Estudos comprovam que cada habitante deveria ter 12m2 de arborização em torno de si para que não houvesse esse clima desértico que existe atualmente em Cuiabá. Nós podemos mudar essa realidade plantando e cuidando de uma árvore”, pontuou o palestrante.

 

Ele fez questão de ressaltar a importância do engajamento da sociedade para o sucesso das mudanças. Para isso, ressaltou algumas vantagens de ter uma cidade arborizada como, por exemplo, valorizar imóveis, reduzir estresse, amenizar a temperatura, estimular a atividade física e filtrar a poluição do ar.

 

Para simbolizar a inserção da Sesi Escola no desenvolvimento do projeto foi plantada uma árvore no jardim da instituição. A ação foi assistida por professores, profissionais da administração e manutenção local. Também foram distribuídas cerca de 100 mudas de árvores nativas para que os funcionários levassem para casa e arborizassem seus bairros.

Twitter

PUBLICIDADE



Veja mais sobre este assunto:

Edição 200 Outubro de 2019

PUBLICIDADE

Enquete
COLUNISTA
BLOGS MAX
  • PUBLICIDADE

  • PUBLICIDADE

  • PUBLICIDADE


PUBLICIDADE


PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

© 2019 - Notícia Max - Todos os direitos reservados