Cuiabá, 07 de Maio de 2024
Notícia Max
07 de Maio de 2024

CIDADES Sexta-feira, 26 de Abril de 2024, 16:00 - A | A

Sexta-feira, 26 de Abril de 2024, 16h:00 - A | A

várzea grande

Curso de cozinheiro se torna fonte de renda e estímulo para o empreendedorismo

Em Várzea Grande estão sendo realizados dois cursos dessa modalidade, um no Centro de Referência em Assistência Social – CRAS, unidade Cristo Rei, e o outro na Casa de Sarita, localizada na região centro Sul

Da Redação

Além de aprender sobre culinária, culturas diferentes e desenvolver técnicas variadas para manusear os mais diversos alimentos, a capacitação para a profissão de cozinheiro está sendo - para os alunos - uma oportunidade de aumentar a renda familiar, bem como estímulo ao empreendedorismo.

Em Várzea Grande estão sendo realizados dois cursos dessa modalidade, um no Centro de Referência em Assistência Social – CRAS, unidade Cristo Rei, e o outro na Casa de Sarita, localizada na região centro Sul. Já existe até lista de cadastro de reserva, caso seja formada uma terceira turma.

O coordenador do Núcleo de Qualificação Profissional, Jovanil Flores da Silva, informa que o curso de cozinheiro tem sido um dos mais procurados. “A parceria com Senac nos proporcionou a inserção desses cursos em nossa lista de capacitação, e estamos felizes com a grande procura que temos para esta modalidade, e já temos até uma lista caso haja novas vagas. Além do curso de cozinheiro já tivemos de salgados, bolos e tortas e também de pizzaiolo, e todos foram concluídos com sucesso, e 100 % de aproveitamento”.

O coordenador explica que o curso de cozinheiro tem carga horária de 500 horas e é realizado de segunda a sexta-feira no período da manhã. No CRAS Cristo Rei o curso está um pouco mais adiantado, os alunos já passaram pela parte teórica e agora estão na etapa das elaborações dos pratos. Já na Casa de Sarita, o curso tem menos de um mês, os alunos estão na fase teórica, mas já aprendendo as técnicas dos cortes de verduras e legumes.

O instrutor do Senac, formado em Gastronomia, Welton Saraiva, que está ministrando o curso de cozinheiro no CRAS Cristo Rei, destaca que está é uma profissão com grandes oportunidades de negócio, mas para se tornar um profissional de sucesso é preciso se manter constantemente atualizado, sobre as novas tendências da gastronomia e ter muita dedicação e força de vontade.

Ele lembra ainda que a rotina de trabalho é bastante intensa e que o profissional tem de exercitar a paciência ao esperar o tempo necessário na produção de um determinado prato, bem como no manuseio e na quantidade certa de cada produto. “O setor de turismo, onde engloba os restaurantes, tiveram um crescimento pós pandemia e as reestruturações de vários estabelecimentos têm aumentado a procura por profissionais capacitados. Os nossos alunos aprendem todas as técnicas e com certeza sairão daqui aptos para o mercado de trabalho”.

A dona de casa Vanda Campos, disse que resolveu fazer o curso de cozinheiro, no CRAS Cristo Rei, para aprender a quantificar os alimentos e dessa forma evitar desperdício. “Proprietária de uma pequena chácara, ela pretende no futuro criar alternativas para aumentar a sua renda familiar, e o curso vai lhe dar a bagagem e as informações que necessita”.

A instrutora do Senac, Carly Folles, que está ministrando o curso de cozinheiro na Casa de Sarita, disse que o curso é de muito aprendizado e enriquecimento tanto na cozinheira brasileira, passando por cozinhas internacionais também. “Temos mais de 40 horas de aulas teóricas e as demais horas são de aulas práticas. Esta turma é boa, começou grande e se Deus quiser todas vão concluir o curso. Algumas alunas sabem cozinhar, outras já atuam no mercado de trabalho e em restaurantes, mas aqui elas vão enriquecer ainda mais o aprendizado, porque conhecimento nunca é demais”, ressaltou.

Carly Folles disse ainda que todos os alunos têm acesso a conteúdos completos na área de gestão, segurança alimentar, valor nutricional, legislação, processos industriais e orientações necessárias para se criar o seu próprio negócio.

A secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira, disse que o programa Qualifica + VG tem sido um divisor de água para muitas famílias. “Este programa social tem uma marca de quase 10 mil famílias atendidas e isso significa que são famílias qualificadas ao mercado de trabalho. É muito importante incentivar a capacitação, porque a autonomia das pessoas e o desenvolvimento social são premissas da Assistência Social. Estamos com curso de cozinheiro em andamento no CRAS Cristo Rei e na Casa de Sarita, transformando vidas e mais oportunidades de recomeços para a população por nós atendida”.

A gestora destacou ainda a importância que o programa Qualifica + VG vem tendo no município, bem como de referência para outras cidades de Mato Grosso. “Várzea Grande tem se consolidado na captação das vagas de empregos por meio do Programa Qualifica + VG, e mantido o diálogo, principalmente, com o setor produtivo para fomentar esse trabalho, seja na oferta de empregos, bem como na capacitação profissional, e esse conjunto de ações tem tido repercussão e resultados positivos. O nosso objetivo é fortalecer as parcerias e desta forma possibilitar que muitas pessoas sejam capacitadas e inseridas no mercado de trabalho”.

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários