Cuiabá, 26 de Abril de 2024
Notícia Max
26 de Abril de 2024

CIDADES Segunda-feira, 16 de Abril de 2018, 08:28 - A | A

Segunda-feira, 16 de Abril de 2018, 08h:28 - A | A

ENTREVISTA DA SEMANA

Diretor do projeto Teoria Verde Jean Peliciari: “Não podemos ser conhecidos como a geração que matou o Pantanal”

Redação

Reprodução

 

Um projeto de comunicação e educação ambiental. Assim o publicitário e ambientalista Jean Peliciari define o projeto Teoria Verde. Em entrevista ao Notícia Max, ele fala sobre as ações desenvolvidas pela instituição, ressaltando as palestras na rede de ensino, onde aponta que vem tendo resultados positivos, com a conscientização das crianças e jovens do Estado. Jean explana também sobre as ações de limpeza, a parceria com outras instituições como governo, prefeitura e Assembleia, e elenca as próximas ações a serem desenvolvidas no Estado.

Notícia Max - O que é o projeto Teoria Verde, qual o principal foco?

Jean Peliciari  - É um projeto de comunicação e educação ambiental, onde utilizamos as novas mídias, os meios digitais para propagar as nossas mensagens. Essa é a base da Teoria Verde.

Notícia Max - Quais as principais ações desenvolvidas pelo projeto?

Jean Peliciari – Nós realizamos ações de limpeza voluntárias para chamar a atenção da população sobre o problema do descarte do lixo, dizer para a população que o problema do lixo também é um problema deles, e também falar com as instituições públicas, que podem também melhorar os serviços tanto de limpeza urbana como de desenvolvimento de projetos ambientais, principalmente para proteger o Pantanal.

O nosso grito, aqui da Baixada Cuiabana, da região do Vale do Rio Cuiabá, é que não podemos ser conhecidos como a geração que matou o Pantanal.

Nós fazemos ações de limpeza para chamar atenção do Poder Público e da população, e por outro lado temos um projeto de educação que já fizemos 8 mil estudantes e nossa meta até o final desse ano é chegar a 50 mil estudantes.

Notícia Max -  Os interessados em levar essas palestras para escolas, como devem proceder?

Jean Peliciari – Os interessados podem entrar em contato conosco pelo telefone 9 9910-5369 ou pela nossa página no Facebook, solicitando essas palestras, elas são gratuitas, tanto em escolas particulares como públicas, fazemos sem custo nenhum.

Notícia Max  - O objetivo de levar a educação ambiental às pessoas está sendo alcançado?

Jean Peliciari – É onde estamos sentindo realmente a mudança. Mostrando para esses jovens, para essas crianças os impactos ambientais que o lixo está causando em nossa cidade principalmente, porque a cidade fica feia em primeiro lugar. Em segundo lugar, lixo em terreno baldio, em locais inapropriados, é criador de mosquito aedes aegypti. 

Terceiro ponto, esse lixo está impactando em nosso meio ambiente, está indo todo para o Pantanal, e quantos anos esse lixo vai ficar no meio ambiente? 

Quarto ponto, é que o animal não consegue identificar o que é lixo e o que é alimento, então temos vários casos, fotos, várias situações de animais no Pantanal que morreram por conta do lixo.

Então é uma série de problemas que temos com o descarte inapropriado do lixo, e é realmente nas escolas que estamos vendo o efeito disso, porque as crianças olham a imagem de como está o Pantanal, de como os bichos estão morrendo, então sentimos que realmente estamos tocando o coração deles, e é o que estamos apostando, acreditamos que é com a educação que vamos mudar uma próxima geração.

Mudar a cabeça de um adulto com essas ações de limpeza, o cara que veio de pai para filho, que já cresceu com isso, ele não vai mudar. Talvez se receber uma multa, ou o filho dele falar com ele: pai, não faça isso, pode tocar o coração dele. Estamos apostando que se essa criança, chegar para o pai e também contar desses problemas ambientais, acreditamos que ainda possa ter uma mudança, mas apostamos mesmo é nas crianças, indo nas escolas e levando esse conteúdo.

Notícia Max – Como vem sendo desenvolvido o trabalho em parceria com as prefeituras?

Jean Peliciari – Nós não temos partido político, a Teoria Verde não tem vínculo com nenhum partido político, mas somos parceiros das instituições, tanto prefeituras, governo, Assembleia Legislativa, Ministério Público, Juvam. Precisamos ser parceiros das instituições porque sozinhos não conseguimos fazer nada.

Precisamos, sim, ser parceiros de todo mundo para discutirmos o que precisa melhorar, nos colocar a disposição para ajudar, então o projeto é isso, não somos Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), não somos Instituto, não somos cooperativa, somos esse novo formato que é usando utilizar a comunicação para levar educação ambiental para as pessoas.

Notícia Max - Quais as ações de limpeza planejadas para os próximos meses?

Jean Peliciari – A nossa próxima ação será no dia 21 na Transpantaneira, já começamos a divulgar um tinder hoje no grupo de WhatsApp e no dia 15 de setembro, é  o Dia Mundial da Limpeza, mais de 150 países realizam ação de limpeza nesse dia, e entramos nesse evento.

Então no dia 15 de setembro o Teoria Verde vai coordenar 50 cidades em Mato Grosso realizando no mesmo dia realizando ações de limpeza.

 

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários