Cuiabá, 26 de Abril de 2024
Notícia Max
26 de Abril de 2024

CIDADES Sexta-feira, 06 de Setembro de 2019, 16:47 - A | A

Sexta-feira, 06 de Setembro de 2019, 16h:47 - A | A

CONFORME DADOS

Distrações ao dirigir são principais responsáveis por acidentes no trânsito

Redação

REPRODUÇÃO

CARRO

 

Todos os anos são divulgados dados cada vez maiores de acidentes no trânsito que que têm como causa, motoristas distraídos. De acordo com um levantamento do Observatório Nacional de Segurança Viária 90% dos acidentes no país são por falha humana.

 

A entidade ainda aponta que esses acidentes envolvem fatores como desrespeito à legislação quanto a desatenção. Entre os exemplos mais claros, estão: falta de capacete ou cinto de segurança, excesso de velocidade, ingestão de bebidas alcoólicas, uso do celular e cansaço.

 

Conforme dados apurados pela entidade, somente 5% dos acidentes de trânsito ocorridos no Brasil são por conta de falhas no veículo ou mal estado de conservação das vias. 

 

Falhas no veículo e fator via também inclui atenção do motorista

 

Embora o fator via compreenda acidentes que têm como causa estradas mal conservadas, sinalizadas e mal projetadas, induzindo a acidentes, ainda assim é responsabilidade do motorista dirigir com atenção redobrada.

 

Outros motivos, como vias esburacadas, sem passarelas e sem acostamentos, podem facilitar acidentes com pedestres, atropelamento. Além disso, falhas no veículo é algo que pode ocorrer mesmo que se tenha realizado uma completa revisão. Mas é importante se atentar ao fato da importância em cuidar do veículo, caso o motorista não tenha o hábito de fazer a revisão antes de pegar estrada.

 

A Organização Mundial de Saúde considera as mortes por acidentes como sendo mortes evitáveis. Portanto, cabe ao motorista respeitar as leis de trânsito, fazer check-up no veículo e manter total atenção ao volante enquanto dirige.

 

Como evitar a perda de atenção ao volante?

É importante que todos os motoristas saibam identificar como ocorre a falta de atenção ao volante e, assim, conseguir evitá-las. Além disso, é fundamental ter em mente que as formas de distrações compreendem tanto visual, cognitiva quanto manual.

Ou seja, existem muitas formas de distrações arriscadas e que colocam a vida do motorista, todos os ocupantes do veículo e pessoas e outros veículos à sua volta em risco. Desviar a mente do trânsito, conhecido como sonhar acordado, é algo bastante comum e que gera diferentes acidentes e colisões. 

 

Outros erros comuns cometidos pelos motoristas incluem beber e comer enquanto dirige e dirigir o veículo estando em estado emocional alterado. Ambas as situações devem ser evitadas, já que muitos são os casos de acidentes com vítimas fatais ou não.

Não são raras as ocorrências de acidentes por conta de um motorista que estava com a “mente longe”, ou conversando e ouvindo música. Além do motivo mental, alguns perdem a direção por motivos visuais, como virar para trás para olhar os filhos, pegar objetos, usar o celular ou fixar os olhos em algo fora do veículo. 

 

Sem contar que muitos motoristas acreditam ter 100% controle, mas levantamentos mostram que o excesso de confiança pode resultar em acidentes. Vale saber que a baixa percepção de risco é um dos motivos que resultam em acidente. 

 

Distrações são diversas e varia muito com cada situação

 

Não existe uma forma de identificar quando o motorista vai se distrair. Muitos alegam jamais se distraírem no trânsito, já que não usam celular enquanto dirigem. Porém, é fato que muitas são as distrações, inclusive, a distração cognitiva, em que o motorista mantém os olhos na estrada e as mãos sobre o volante, mas tem sua atenção minimizada por conta de estímulos externos.

 

Já as chamadas distrações manuais e visuais ocorrem ao pegar determinado objeto na bolsa ou porta-luvas, por exemplo, ouviu música, fumar, entre outros. Por isso o motorista precisa manter a atenção voltada ao volante, estando sempre atento à sua frente e ao redor, sempre. 

 

Além de correr o risco de graves acidentes, as distrações ao volante também são responsáveis por vários casos de colisões.

 

 

Por: Andreia Silveira, do site SeguroAuto.org. 

Fontes: ONSV e Tribuna do Ceará.

 

 

 

 

 

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários