Cuiabá, 26 de Abril de 2024
Notícia Max
26 de Abril de 2024

CIDADES Segunda-feira, 09 de Dezembro de 2019, 09:31 - A | A

Segunda-feira, 09 de Dezembro de 2019, 09h:31 - A | A

COP 25

Emissários de MT viajam a Madri para mostrarem pontos positivos no combate às queimadas

Rayane Alves

Reprodução

 

Deve retornar na próxima sexta-feira (13), a secretária de Estado de Meio Ambiente (Sema), Mauren Lazzaretti, e o secretário executivo da Pasta, Alex Sandro Antônio Marega, da reunião anual da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre as mudanças climáticas (COP 25). Os emissários de Mato Grosso estão fora do país desde o dia 7 deste mês, após serem autorizados pelo governador Mauro Mendes (DEM) para mostrar os resultados positivos no combate às queimadas.

 

Segundo a secretária, os dois têm o intuito de serem emissários de Mato Grosso na intenção de mostrar que o Estado está focado em produzir com sustentabilidade, e ainda incluir toda a sociedade no processo de desenvolvimento econômico.

 

“Vamos demonstrar de forma concreta as metas de Mato Grosso com os números de resultados de combate ao desmatamento e queimadas. Também vamos deixar claro que Mato Grosso, mesmo nesse cenário de avanço de desmatamento na Amazônia, se mostrou diferente de outros estados, principalmente por este esforço. Mas para que isso continue acontecendo nós precisamos de investimentos. Não há como manter a floresta em pé sem investir na cadeia produtiva. Então queremos contar com o aporte para que isso possa continuar sendo realizado”, disse.

 

Mato Grosso conta com dois números essenciais, segundo a secretária. O primeiro deles seria que as equipes da Secretaria perceberam que na região amazônica houve uma redução imediata com as equipes em campo coordenando os alertas de desmatamento. “Isso foi muito perceptível inclusive nos meses de setembro e outubro, já que os demais estados continuavam avançando com os números na seca”.

 

Outro ponto seria que todas as autuações deste ano com relação às queimadas foram realizadas ainda em 2019, pois nos demais anos essas autuações como de costume eram realizadas apenas em anos seguintes.

 

“Então sempre estamos em busca de avançar e os resultados deste ano foram muito mais produtivos comparados com 2017 e 2018”, finalizou.

 

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários