Cuiabá, 26 de Abril de 2024
Notícia Max
26 de Abril de 2024

CIDADES Quinta-feira, 25 de Julho de 2019, 11:10 - A | A

Quinta-feira, 25 de Julho de 2019, 11h:10 - A | A

PRAZO

Governos estaduais têm até 30 de julho para validar a atualização do Mapa do Turismo Brasileiro

Redação

REPRODUÇÃO

MAPA TURISMO

 

Prazo para validar a atualização das regiões turísticas se encerra no o fim deste mês e os governos estaduais precisam validar os municípios que irão compor o novo Mapa do Turismo Brasileiro, que valerá de 2019 a 2021, segundo notícia publicada pelo Ministério do Turismo no último dia 23. 

 

Desde o começo de abril, as informações vêm sendo cadastradas no Sistema de Informações do Programa de Regionalização do Turismo. Com orientação do MTur, os governos municipais e estaduais contaram com vídeos explicativos assim como documentos para tirar as dúvidas e auxiliar o cadastro no programa. 

 

O Mapa do Turismo atual conta com mais de 3200 municípios, distribuídos em mais de 300 regiões turísticas. Sua atualização periódica contribui para a estruturação e promoção de forma regional do turismo. Vale salientar que o turismo no Brasil é um setor que cresce e influencia na economia do país. 

 

A nova edição do Mapa será divulgada pelo MTur no mês de agosto.

 

Critérios devem ser seguidos com atenção 

 

Segundo o ministro interino do Turismo, os estados devem ficar alertas para os critérios exigidos, pois são essenciais para traçar estratégias e definir precisamente as políticas públicas visando o desenvolvimento do turismo em cada região. O Mapa ajuda a identificar as cidades que contam com estrutura e vocação para desenvolver o turismo local, facilitando a gestão e investimento de recursos, observando as características particulares de cada região.

 

Os municípios incluídos nas regiões do Mapa são aqueles que contam com vocação turística ou que irão se beneficiar de alguma forma com a geração de emprego e renda impulsionados pelo investimento no setor de turismo. 

 

O Mapa do Turismo Brasileiro

 

Trata-se de um instrumento que auxilia na definição de políticas públicas para o setor de turismo. O Programa de Regionalização do Turismo, instituído pelo Ministério do Turismo, define as regiões que devem ser prioritariamente desenvolvidas pelo MTur.

 

Instituído no fim de 2013, o Mapa do Turismo Brasileiro tem sua atualização realizada a cada dois anos, cadastrando ou removendo municípios com a autonomia dos governos estaduais. Sua atualização se faz necessária para adequar o Mapa à realidade de cada região. 

 

Além disso, é definido pelos órgãos oficiais de turismo dos estados, com base nos critérios mínimos estabelecidos pelo MTur, além de terem autonomia de criar critérios. Nos critérios obrigatórios, para que a cidade seja cadastrada no novo Mapa do Turismo Brasileiro, incluem a exigência que o município possua um órgão de turismo ativo, assim como conselho municipal e orçamento dedicado ao turismo local, além de possuir prestadores de serviços cadastrados obrigatoriamente no Cadastur. 

 

Mesmo se o município não for considerado turístico, mas atenda todos os critérios, pode ter seu cadastro realizado para participar do Mapa. E, no caso de não receber turistas, o município pode se beneficiar ou até apoiar a atividade turística, fornecendo mão de obra, produtos e serviços relacionados ao turismo (produção têxtil, agroindustrial, artesanato). 

 

Sendo assim, se beneficiam e se desenvolvem, gerando mais empregos e renda para sua população, apesar de não ter contato direto com os turistas. Outras cidades possuem atrativos turísticos, mas não recebem muito público, podendo servir de roteiro complementar ou integrados aos pontos turísticos da região.

Após a indicação dos municípios por parte dos governos estaduais, o Ministério Público se reserva ao direito de analisar e certificar os municípios que farão parte do Mapa do Turismo Brasileiro. 

 

 

 

 

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários