Cuiabá, 26 de Abril de 2024
Notícia Max
26 de Abril de 2024

CIDADES Sexta-feira, 17 de Agosto de 2018, 14:10 - A | A

Sexta-feira, 17 de Agosto de 2018, 14h:10 - A | A

SAÚDE E PREVENÇÃO

Neste sábado é dia D de campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite em Várzea Grande

Assessoria

DIVULGAÇÃO

 

 

Acontece neste sábado(18), em Várzea Grande o dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo e poliomielite. A ação será realizada pela Secretaria Municipal de Saúde do município (SMS). Para esse dia a prefeitura mobilizará cerca de 100 servidores públicos. Serão 19 unidades atendendo a população das 8h às 17h, sem parada para o horário de almoço.

 

Crianças de  1 ano  até menores de 5 anos  (4 anos, 11 meses e 29 dias, independentemente da situação vacinal), fazem parte do público alvo da campanha, que prossegue até dia 31 de agosto. A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é de que os municipios alcance 95% do público-alvo, equivalente a pouco mais de  16 mil crianças.

 

A Campanha Nacional de Vacinação promovida pelo Ministério da Saúde, teve inicio no dia 06 de agosto, desde então o município já imunizou aproximadamente 4.064 crianças inseridas no público alvo. A expectativa é vacinar 50% da meta estipulada  no dia D.

 

A responsável técnica pelo setor de Imunização de Várzea Grande, Paloma Campos, frisa a importância da vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) que deve ser aplicada em 2 doses para o público entre 12 meses e 29 anos, além de profissionais de saúde de qualquer idade.

 

“Ressaltando que a campanha nacional é apenas para crianças entre 1 e menores de 5 anos. Os demais só devem tomar a vacina contra o sarampo na rotina, caso não tenham completado o esquema ou não sabem se  vacinaram por não ter o histórico ou registro da vacinação”, explica Paloma.  

 

Poliomielite  e  sarampo:

 

Conhecida popularmente como 'paralisa infantil', a poliomielite causa paralisia que começa de forma repentina e pode afetar desde as pernas até o corpo inteiro, comprometendo até a respiração. A contaminação da doença ocorre por contato fecal-oral, por objetos, alimentos e água contaminados com fezes de doentes ou portadores, ou pela via oral através de gotículas de secreções ao falar, tossir ou espirrar.

 

Segundo o Ministério da Saúde, o sarampo é uma doença extremamente contagiosa e pode ser transmitida pelo contato com secreções. Os primeiros sintomas são parecidos com os da gripe, mas evoluem para o aparecimento de manchas vermelhas pelo corpo. As mortes relacionadas com a doença ocorrem, muitas vezes, por causa de complicações no quadro.

 

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários