Cuiabá, 26 de Abril de 2024
Notícia Max
26 de Abril de 2024

CIDADES Quinta-feira, 11 de Abril de 2019, 10:48 - A | A

Quinta-feira, 11 de Abril de 2019, 10h:48 - A | A

SAÚDE

Novos profissionais do Programa Mais Médicos começam a trabalhar em MT

Redação

 

Os novos profissionais cadastrados no Programa Mais Médicos, executado pelo Ministério da Saúde com o apoio dos estados e municípios, já trabalham nas unidades para as quais foram destinados. Das 53 vagas referentes à última homologação do programa, 52 foram preenchidas – sendo que apenas o município de Juara registrou uma desistência.

 

De acordo com a Coordenadora de Atenção Primária da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), Regina Paula de Oliveira Amorin Costa, a vaga restante será preenchida ainda neste mês, pelo Governo Federal, que publicará portaria designando um profissional para atuar no município.

 

“É positiva a avaliação do Projeto Mais Médicos no estado de Mato Grosso, que conta atualmente com 235 médicos distribuídos em 102 (72%) municípios e nos cinco (100%) Distritos Sanitários Indígenas (DSEI), atendendo aproximadamente 811 mil mato-grossenses e contribuindo com a qualificação do processo de trabalho das equipes e da Atenção à Saúde ofertada a nossa população”, destacou.

 

O município de Colniza contará com o trabalho de três médicos e, em Marcelândia, serão dois médicos em atuação. A coordenadora ainda informou que cada um dos outros 19 municípios contarão com o auxílio de um médico. O atendimento do programa também engloba os Distritos Sanitários Indígenas localizados nas regiões do Araguaia (com 13 médicos), Xingu (com quatro médicos), Kaiapó (com quatro médicos) e Xavante (com oito médicos).

 

Importância para MT

 

O Mais Médicos tem o objetivo de diminuir a carência de profissionais da medicina nas regiões prioritárias para o Sistema Único de Saúde (SUS) e de reduzir as desigualdades regionais na área da Saúde. O programa contribuiu para o fortalecimento e a qualificação da prestação de serviços de Atenção Primária à Saúde em Mato Grosso.

 

O projeto apresenta resultados bastante significativos, particularmente em regiões onde vivem populações vulneráveis e em locais que enfrentavam dificuldades para fixar profissionais.

 

“Destacamos que todos os médicos participantes do programa Mais Médicos cursam especialização em Atenção Básica, na modalidade de ensino à distância, tendo como produto um Projeto de Intervenção, que tem proporcionado interessantes experiências e melhorias para a localidade em que atuam”, avalia a coordenadora.

 

Confira o preenchimento e distribuição das vagas do Programa Mais Médicos em Mato Grosso:

 

MUNICÍPIO / DSEI

Nº DE VAGAS PREENCHIDAS

 

ALTO ARAGUAIA

1

 

ALTO BOA VISTA

1

 

APIACAS

1

 

BOM JESUS DO ARAGUAIA

1

 

BRASNORTE

1

 

COLNIZA

3

 

COTRIGUACU

1

 

DISTRITO SANITARIO ESPECIAL INDIGENA ARAGUAIA

4

 
 

DISTRITO SANITARIO ESPECIAL INDIGENA ARAGUAIA

9

 
 

DISTRITO SANITARIO ESPECIAL INDIGENA KAIAPO MATO GROSSO

4

 

DISTRITO SANITARIO ESPECIAL INDIGENA XAVANTE

8

 

DISTRITO SANITARIO ESPECIAL INDIGENA XINGU

4

 

JUARA

0

 

LUCIARA

1

 

MARCELANDIA

2

 

NOVA MARINGA

1

 

NOVA MONTE VERDE

1

 

NOVA XAVANTINA

1

 

NOVO SANTO ANTONIO

1

 

PARANAITA

1

 

PEIXOTO DE AZEVEDO

1

 

PORTO ALEGRE DO NORTE

1

 

PORTO ESPERIDIAO

1

 

RESERVA DO CABACAL

1

 

SAO JOSE DO XINGU

1

 

TANGARA DA SERRA

1

 

TOTAL

52

 

 

 

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários