Cuiabá, 26 de Abril de 2024
Notícia Max
26 de Abril de 2024

CIDADES Sexta-feira, 28 de Fevereiro de 2020, 08:26 - A | A

Sexta-feira, 28 de Fevereiro de 2020, 08h:26 - A | A

MEDIDAS PREVENTIVAS

Secretaria de Saúde acompanha ações locais sobre coronavírus

Redação

 

A Secretaria Estadual de Saúde, por meio do Centro de Operações em Emergência a Saúde Pública para o COVID-19, acompanha duas pessoas, nos municípios de Glória D’Oeste e Alto Taquari, e esclarece que imediatamente foram acionados os serviços de saúde locais para o monitoramento e a tomada de medidas que envolvem cuidados clínicos, investigaçãoo e orientações.

 

Tais condutas seguem o protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde para o COVID-19, que visa à proteção individual e coletiva. A SES destaca que, com o Decreto de Emergência de Saúde Pública de Interesse Nacional para o COVID -19, as ações que envolvem qualquer caso de Síndrome Gripal devem ser priorizadas e todas as condutas protocolares devem ser rigorosamente seguidas no sentido de garantir o contingenciamento do risco de disseminação do vírus.

 

O órgão estadual ainda reforça que todo caso suspeito, após a notificação do caso no sistema de informação pelo serviço, é enviado ao Ministério da Saúde que avalia e declara se o caso é suspeito ou não.

 

Os sites da SES (http://www.saude.mt.gov.br/informe/581) e do Ministério da Saúde (https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/coronavirus) dispõem de informações acerca do coronavírus, sendo essas as informações oficiais.

 

A orientação é de que não sejam divulgadas informações que não sejam oficiais, pois divulgar notícias falsas causa pânico e atrapalha a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.

 

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infeccções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:

 

-evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas;

-realizar lavagem frequente das mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com

o meio ambiente;

-utilizar lenço descartável para higiene nasal;

-cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;

-evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

-higienizar as mãos após tossir ou espirrar;

-não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;

-manter os ambientes bem ventilados;

-evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença;

-evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações.

 

Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários