Cuiabá, 25 de Abril de 2024
Notícia Max
25 de Abril de 2024

CIDADES Sexta-feira, 14 de Junho de 2019, 07:36 - A | A

Sexta-feira, 14 de Junho de 2019, 07h:36 - A | A

GRATUITO

Sesc Pantanal oferece curso, oficinas e palestras gratuitas no mês do Meio Ambiente

Redação

Curso de papelaria sustentável, oficina de composteira e o III Seminário Cidades Sustentáveis “Nos caminhos do Rio Bento Gomes” são algumas das ações que fazem parte da programação de junho, mês do Meio Ambiente, do polo socioambiental Sesc Pantanal. As atividades são gratuitas e acontecem no Sesc Poconé e no Parque Sesc Baía das Pedras (anexo ao Hotel Sesc Porto Cercado) do dia 15 até 30 de junho.

 

Assessoria

oficina

 

No Sesc Poconé, a instalação “Existir, ao que será que se destina?” da muralista Nadja Lammel irá abordar a relação do corpo humano e o meio ambiente a partir deste sábado (15/06) e segue até 30/6, das 6h às 20h (sábados, domingos e feriados até às 18h).

 

O curso de papelaria sustentável vai ensinar a fazer papel artesanal utilizando fibra de bananeira e outros materiais acessíveis que não impactam o meio ambiente e, ainda, dão origem a um material original e sustentável. A formação será ministrada de 17 a 29/6, das 8h às 11h e das 14h às 17h, na Sala de Culinária do Sesc Poconé.

 

A oficina para aprender a fazer composteira acontece no dia 22/06, das 8h às 12h, na Cooperativa de Catadores de Materiais Reaproveitáveis de Poconé (Cooponé). A proposta é que os participantes possam refletir sobre o comportamento com o consumo e resíduos gerados, despertando, assim, para a responsabilidade de iniciar mudanças de hábitos dentro de casa, com o tratamento de lixo orgânico e produção de adubo.

 

Na Biblioteca Manoel de Barros os visitantes podem escolher livros sobre conservação e sustentabilidade e começar a ler no próprio espaço, aberto das 8h às 19h, e também emprestar um exemplar para ler em casa.

 

Para quem quer colocar o corpo em movimento e ainda conhecer mais sobre a flora local e a importância da coleta de lixo, a Caminhada Ecológica acontece no dia 23/06, das 7h às 11h, no Bosque da unidade. Após percorrer o trajeto de 5 km, os participantes podem fazer testes de glicemia e pressão arterial como forma preventiva para prática de atividade física. Vai ter ainda Slackline, pega-pega na linha, barra manteiga e outras brincadeiras.

 

O III Seminário Cidades Sustentáveis “Nos caminhos do Rio Bento Gomes” será realizado no dia 28/6, das 9h30 às 12h30, no Sesc Poconé, com a presença da população, de autoridades e de profissionais. Eles irão dialogar sobre o rio Bento Gomes enquanto protagonista da história de ocupação e formação do território, sua importância como fonte de recurso para a cidade, as ameaças à qualidade e quantidade de água que ele dispõe e, principalmente, apontar soluções para estas questões e formas de uso sustentável do rio.

 

O Sesc Poconé está localizado na Avenida Generoso Ponce, na entrada da Rodovia Transpantaneira, Centro de Poconé.

 

Parque Sesc Baía das Pedras

 

No Parque Sesc Baía das Pedras () a oficina de Composteira Doméstica será no dia 15/6, às 14h30 e, no dia 16/6, às 9h30. As vagas são limitadas e os interessados deverão agendar a visita com antecedência pelo e-mail [email protected](hóspedes deverão agendar no setor de passeios no Hotel Sesc Porto Cercado).

 

A Passarinhada é a atração dos dias 20 e 21/6, das 8h30 às 10h, com a observação de pássaros (birdwatching) nas trilhas com condução de guias especializados de outros estados do Brasil. A atividade contribui para sensibilizar os participantes sobre a importância de proteger os ambientes naturais. Além disso, traz vários benefícios para a saúde, pois possibilita maior conexão com a natureza.

 

Dos dias 19 a 23/6, das 9h30 às 10h30 e das 14h30 às 15h30, acontecem as vivências de Bioescultura, com o arquiteto Francisco Lima (SP). Durante a construção, o participante poderá dialogar com o arquiteto sobre técnicas de bioescultura por meio da vivência onde será feita uma serpente gigante para servir de banco e brincadeiras para as crianças. Ela será construída utilizando técnicas de bioconstrução com terra ensacada, reboco natural e tintas naturais. As vagas são limitadas e os interessados deverão agendar a visita com antecedência pelo e-mail [email protected] (hóspedes deverão agendar no setor de passeios no Hotel Sesc Porto Cercado).

 

A oficina “Répteis do Pantanal em argila” será ministrada pelo artista plástico Junne Fontenelle (MT), no dia 22/6 das 14h30 às 16h, com a proposta de apresentar aos participantes os mistérios e belezas de serpentes, lagartos e jacaré, abundantes no Pantanal, por meio de técnicas de escultura em argila.

 

Ampliar os sentidos para perceber o olhar, o toque, os sons, os aromas e os sabores é a finalidade da oficina “Jardim dos Sentidos”, marcada para o dia 29/6, das 14h30 às 16h e, no 30/6, das 9h30 às 11h. Os sentidos vão ser estimulados a despertar inúmeras sensações e o contato com a natureza é o caminho principal nessa descoberta.

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários