Cuiabá, 14 de Maio de 2024
Notícia Max
14 de Maio de 2024

CIDADES Quarta-feira, 02 de Outubro de 2019, 10:09 - A | A

Quarta-feira, 02 de Outubro de 2019, 10h:09 - A | A

TENTAVA INVADIR O SÍTIO DA FAMÍLIA

Turim alerta para fake news de suposta prisão de menina que teria atirado em garimpeiro em Alta Floresta

Redação

Reprodução

 

A menina de 12 anos acusada de atirar em um homem que supostamente estaria tentando invadir o sítio onde ela mora com a família em Alta Floresta (800 km de Cuiabá) está com seus familiares. Não houve nenhum pedido de prisão por parte da promotoria. O esclarecimento é do promotor Roberto Aparecido Turim, que alerta que imagens da menina algemada e que foi divulgada e compartilhada por muitos é falsa.

 

“Encaminhei uma nota em nome do Ministério Público para divulgarem que essa notícia é falsa. Divulgaram uma imagem da menina algemada, e falaram que o promotor tinha pedido a prisão. Mas a foto é falsa, a notícia é falsa, a menina sequer foi apresentada ainda, o promotor não expediu nenhum pedido de prisão, ou seja, nada daquilo que foi divulgado existe”, frisa Roberto Turim.

 

Pelo que se tem notícia do promotor de Alta Floresta, diz Turim, a menina está com os familiares aguardando passar alguns dias para acalmar a situação para depois se apresentar na delegacia, o que é normal, para se fazer  a investigação.

 

A fake news, conforme o promotor, foi divulgada por site que foi criado e fez umas 10 ou 12 publicações e desapareceu. “Não se localiza os responsáveis, os autores e nada. É o típico site mesmo de divulgação de fake news. Criam, divulgam um negócio e some”.

 

Roberto Turim explica que já existe uma legislação para tentar impedir a criação desse tipo de site, mas que são investigações difíceis, ressaltando que a legislação precisa ser atualizada no sentido de punir o responsável pelo site. Ele alerta, porém, que as pessoas não devem sair divulgando tudo que recebem sem fazer uma checagem dos fatos.

 

“Nesse caso bastava ligar no Fórum de Alta Floresta, e qualquer jornalista saberia que a notícia era falsa. E as pessoas comuns também vão replicando, e aí começa o verdadeiro linchamento moral contra o Ministério Público e autoridades, como se tivessem praticado uma grande arbitrariedade que nunca existiu”, finalizou.

 

O CASO

Uma menina de 12 anos atirou em um homem que supostamente tentava invadir o sítio em que ela mora com a família em Alta Floresta, a 800 km de Cuiabá, permanece internado no Hospital Regional.

De acordo com a Polícia Militar, o homem foi atingido por um tiro de espingarda no braço e outro no abdômen.

 

Ele contou à polícia que trabalha em um garimpo nos fundos do sítio, onde a menina mora.

 

Ele disse que conhece o pai da adolescente e foi até o local para tomar banho. No entanto, foi informado pela menina que não era para entrar no local, mas ele entrou.

 

Em seguida, a menina pegou uma espingarda e disparou duas vezes contra ele. O garimpeiro contou que foi até a cidade para pedir socorro e foi encaminhado ao Hospital Regional.

 

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários