Cuiabá, 07 de Maio de 2024
Notícia Max
07 de Maio de 2024

CULTURA Quarta-feira, 02 de Agosto de 2023, 16:08 - A | A

Quarta-feira, 02 de Agosto de 2023, 16h:08 - A | A

EM CUIABÁ

Alunos apresentam a peça ‘O Santo Milagroso’ no teatro do Sesc Arsenal

A peça adaptada do livro de Lauro César Muniz estará em cartaz de quinta (03) a domingo (06), no Sesc Arsenal, em Cuiabá, às 19h

Da Redação

A peça ‘O Santo Milagroso’, uma adaptação do livro de Lauro César Muniz, estará em cartaz de quinta-feira (3) a domingo (6), às 19h, no teatro do Sesc Arsenal. Encenada pelos alunos do 3º ano do ensino médio da Escola Livre Porto Cuiabá, a obra busca levar o público a uma jornada emocional cheia de humor, drama, suspense e romance.

 O Santo Milagroso narra a história cativante de uma pequena cidade do interior paulista, onde um fato inusitado aproxima um padre e um pastor. De repente, eles se deparam com dilemas morais e a necessidade de confrontar suas próprias crenças: Em quem, e quanto vale a pena confiar? Qual será a verdade? Até onde você iria por um amor?

 Além disso, os personagens são desafiados a enfrentar suas diferenças e a encontrar força e esperança em meio à adversidade. A peça aborda temas profundos, como a fé, o poder da comunidade e a redenção pessoal, levantando questões que vão além do palco e ecoam em nossa própria vida.

 Para os estudantes, tem sido uma experiência única, como avalia Caio Vicencio Gonzaga dos Santos, de 17 anos, que interpreta os personagens padre José e Dito. “O teatro foi um exercício intensivo de resiliência, dedicação e autoconhecimento. O Caio faz o Dito e o Padre, mas o Dito e o Padre fizeram o Caio todos os dias, nos últimos meses, ou seja, me fizeram uma pessoa maior e melhor, em diversos sentidos porque me ajudaram a me enxergar”.

 As alunas Julia Kubiszeski Maekawa e Emanuelly Pinheiro Costa Dantas, 17 anos, que interpretam o pastor Camilo, explicam que o processo se inicia na escolha e adaptação da peça, passa pela criação de personagens, depois vêm os ensaios e a vivência no palco. “Tudo isso nos fez conhecer muito de nós mesmos e da turma em geral, lidando com situações que podem nos ensinar a viver como adultos, no mundo do trabalho ou faculdade”, avalia Julia.

 “Depender do trabalho de outras pessoas é complicado, mas inevitável. No futuro, quero me lembrar de todos os sentimentos que tive durante o processo, cada mínima coisa que fez tudo ser o que é. A todos, quero que acreditem em vocês mesmos e sejam perseverantes, pois o caminho é difícil, mas a vista é boa!”, destaca Emanuelly.

 O coreógrafo e professor de teatro Luciano Oliveira, explica que os ensaios se iniciaram há dois meses e que a produção da peça envolveu estudantes, pais e familiares, professores, funcionários, além de toda a comunidade escolar. A proposta do teatro curricular é proporcionar ao jovem uma jornada de crescimento que culmina no dia do espetáculo, momento em que deixa sua mensagem à sociedade.

 “Temos que dar protagonismo aos jovens, desafiá-los a ter uma postura inteligente, crítica e sensível em relação a si mesmos, aos outros e ao mundo onde vivem. Quando são bem orientados, podem se tornar grandes líderes onde quer que estejam e atuar diretamente na construção de um mundo melhor e mais justo”, destaca Luciano.

 Nadiny Costa e Heloísa Carbonera, ex-alunas da escola, desde o ano passado, integram a produção das peças encenadas. A primeira é a professora de teatro, possui formação pela Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) e está na equipe de direção; e Heloísa é graduada em música pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e está na equipe de direção musical. 

 “Essa experiência é fundamental para a formação crítica, emocional e social dos jovens, é uma forma de aprender a lidar com o outro”, explica Nadiny. Já Heloísa avalia a composição da trilha sonora como uma ferramenta dos jovens para ampliar a capacidade de comunicação com o público. 

 O professor de música, Ricardo Porto, frisa a importância da música para dar liberdade aos alunos para trabalhar os temas abordados, já que a música possui várias vertentes da arte, que são camadas a serem reveladas durante a apresentação para envolver o público. “São camadas de expressão que completam o sentido e despertam emoções das mais diversas nas pessoas”.

 Autor e obra

 Lauro César Muniz é um dos mais talentosos e reconhecidos autores da dramaturgia brasileira. Entre suas obras mais aclamadas, destaca-se "O Santo Milagroso", uma peça que desafia a fé e questiona os limites da crença. A principal característica de sua escrita é a profundidade psicológica de seus personagens que leva o leitor a se conectar intimamente com as histórias e reflexões. O autor ganhou inúmeros prêmios, como o Troféu Imprensa e o Prêmio Shell de Teatro.

 Sobre o teatro

 Realizado desde 1995, está incluso no currículo escolar no 8º e no 3º ano do ensino médio da escola, trazendo obras importantes da literatura universal e nacional, com a proposta de desenvolver nos jovens a busca por um ideal. Por meio do teatro, também é possível vivenciar conceitos sobre justiça, verdade, honra, sonhos e liberdade.

 Algumas peças já encenadas pelos alunos da Escola Livre Porto Cuiabá: O Caixeiro da Taverna - adaptação da obra de Martins Pena e Turandot - adaptação da peça de Giuseppe Adami (2022); Um inimigo do Povo – de Henrik Ibsen (2019); Este Ovo é um Galo - Lauro César Muniz (2018); Estado de Sítio - Albert Camus (2017); A Revolução dos Beatos - Dias Gomes (2016); A Pena e a Lei - Ariano Suassuna; O Truão Panfalão - Nikolai Leskov (2015); A Invasão - Dias Gomes (2014), A Comédia dos Erros, de Shakespeare (2014) etc.

 Serviço

 Evento: Peça teatral O Santo Milagroso

Data: 03 e 06/08 (5ª a domingo), às 19h

Local: Teatro do Sesc Arsenal, Rua 13 de Junho, nº 1435, Cuiabá

Contato: (65) 3028-6625 (na Escola Livre Porto Cuiabá), ingresso promocional R$ 25

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários