Cuiabá, 07 de Maio de 2024
Notícia Max
07 de Maio de 2024

CULTURA Segunda-feira, 04 de Novembro de 2019, 09:40 - A | A

Segunda-feira, 04 de Novembro de 2019, 09h:40 - A | A

“NOSSA ALEGRIA TRISTE”

Escritor mato-grossense lança seu primeiro livro de poesias

Nathany Gomes - Especial para o Notícia Max

Reprodução

 

O escritor mato-grossense Lucas Lemos, de 26 anos, lançou no dia 15 de outubro o seu primeiro livro de poesias, “Nossa Alegria Triste”. O lançamento ocorreu no Instituto de Linguagens da Universidade Federal de Mato Grosso.

 

A obra possui 40 páginas, com diversos poemas, trazendo à tona reflexões como as pessoas se relacionam com as novas mídias e a situação política e social do Brasil. 

 

Segundo Lucas, escrever sempre foi um sonho, desde os 12 anos, através da afinidade de se expressar por meio da escrita. 

 

“De 2018 até 2019, passei por ressignificações em diversos aspectos na minha vida, e em meio a isso foram nascendo poemas que consegui reunir em setembro desse ano e dar um título coerente com a obra. Nossa Alegria Triste foi um marco pra mim, porque também significou uma mudança profissional, ao qual saí da área  publicidade e fui trabalhar  na rua com a escrita. Sempre trabalhei como social mídia, mas as dificuldades, principalmente no mercado autônomo, me fizeram repensar e aceitar esse outro ofício, o de escritor”, disse o autor. 

 

Anterior ao lançamento, o jovem conta que trabalhou com a performance “E se não houvesse poesia”, sendo exposta em várias praças da cidade e, em cima de uma mesa, alguns exemplares, chamando atenção das pessoas que ali passavam para contar sobre o lançamento e arrecadar recursos financeiros para produção da literatura, oriunda de produção independente. 

 

O livro foi um sucesso de vendas, dez dias após o lançamento, as 100 unidades disponibilizadas já haviam sido esgotadas. Cada exemplar custa R$ 15 e pode ser adquirida com o próprio autor, através de seu Instagram @ @aquelelemos, e as retiradas combinadas de acordo com a localidade de cada leitor. 

 

“Meus poemas e textos têm uma pegada de reprensatividade e trabalho com discursos favoráveis e elucidativos sobre a classe, tanto na literatura, quanto no teatro. Acho importante falar sobre essas vidas que muitas vezes são invisibilizadas em narrativas tradicionais. Elas existem e valem muito”pontuou Lucas. 

 

Sobre o autor

Nascido em Juína-MT, Lucas Lemos é acadêmico em Letras Literaturas pela Universidade Federal de Mato Grosso-Campus Cuiabá. Como fotógrafo e social mídia, já assinou a linguagem visual e escreveu roteiros para o Studio 202, a Loja Zaffir, a Loja Fave; fez produções para o Shopping Pantanal, a Pizzaria Padrino, o Chef Juliano, e o Sindicato Intermunicipal de Hoteis, Restaurantes, Bares e Similares de Mato Grosso (SHRBS-MT), além do canal de humor Não Convém.

 

É diretor cultural do Grupo Cena Livre de Teatro, no qual já escreveu, encenou e dirigiu três espetáculos: Factóide (2017), Cápsulas de Humor (2019) e Ele é Quem Quer.

 

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários