Cuiabá, 26 de Abril de 2024
Notícia Max
26 de Abril de 2024

CULTURA Terça-feira, 26 de Novembro de 2019, 09:36 - A | A

Terça-feira, 26 de Novembro de 2019, 09h:36 - A | A

NO SESC ARSENAL

Prêmio Sesc de Literatura lança os livros vencedores de 2019 em Cuiabá

Assessoria

 

No dia 28 de novembro, às 19h, acontecerá no teatro do Sesc Arsenal, o lançamento dos livros vencedores do Prêmio Sesc de Literatura 2019. Felipe Holloway, de Mato Grosso, e João Gabriel Paulsen, de Minas Gerais, ganharam o prêmio dedicado a escritores estreantes, nas categorias Romance e Conto, com os livros ‘O legado de nossa miséria’ e ‘O doce e o amargo’. Esta é a primeira vez que um escritor mato-grossense vence o prêmio. Também serão realizadas sessões de autógrafos no dia 26 de novembro no Sesc Avenida Paulista, em São Paulo (SP), e dia 3 de dezembro no Sesc Palladium, Belo Horizonte (MG).

 

Durante o evento em Cuiabá, os autores participarão de um bate-papo contando um pouco da experiência no prêmio. Ao final da cerimônia, eles recebem o público para uma sessão de autógrafos. As obras publicadas pela Editora Record, acabam de ser lançadas no mercado, com tiragem inicial de 2 mil exemplares, cada.

 

Em 16 anos, o Prêmio Sesc de Literatura se firmou como um dos principais concursos literários do país, sendo dedicado a escritores estreantes. Entre os escritores descobertos, chama atenção a trajetória de Juliana Leite, que após vencer o Prêmio Sesc em 2018, com seu romance de estreia, recebeu o Prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte, e é finalista no prêmio português Oceanos, no São Paulo de Literatura, no Rio de Literatura e no Prêmio Jabuti. Também é destaque a presença de jovens autores, como Luisa Geisler, que em 2011 aos 19 anos, ganhou na categoria Conto e no ano seguinte, repetiu a dose vencendo o prêmio de melhor Romance; Tobias Carvalho, vencedor em 2018, com 22 anos e este ano, João Gabriel Paulsen, com 19 anos, ambos ganhadores na categoria Conto.

 

O romance vencedor de Felipe Holloway, ‘O legado de nossa miséria’, conta a história de um crítico de literatura e professor universitário que é convidado para um evento sobre jornalismo literário, numa fictícia cidade do interior de Minas Gerais. Lá ele conhece um famoso escritor cuja obra sempre admirou. Os personagens rememoram suas respectivas carreiras, nas quais os fracassos éticos e estéticos se alternam. Felipe Holloway nasceu em Canindé, no Ceará, e mora desde criança em Cuiabá. O autor de 30 anos é professor de Língua Portuguesa da rede estadual, formado em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso e mestrando em Estudos Literários pela mesma instituição. Começou a escrever aos 17 anos, quando se dedicava mais aos contos e tempos depois passou a escrever narrativas mais longas.

 

O ganhador na categoria Conto é João Gabriel Paulsen com o livro 'O doce e o amargo'. O jovem escreveu uma coletânea composta por nove contos que tratam das tensões geracionais e os conflitos ocasionados pelos ritos de passagem. Paulsen nasceu em Juiz de Fora, onde mora. É estudante de filosofia na Universidade Federal de Juiz de Fora e escreve desde os 15 anos, tendo iniciado pela poesia e depois avançado na prosa.

 

O Prêmio Sesc de Literatura hoje figura ao lado das maiores premiações nacionais. Desde 2003, premia anualmente obras inéditas nas categorias Conto e Romance, sendo considerado referência por críticos literários e escritores brasileiros e visto como porta de entrada para o mercado editorial no Brasil.

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários