Cuiabá, 26 de Abril de 2024
Notícia Max
26 de Abril de 2024

ECONOMIA Segunda-feira, 10 de Dezembro de 2018, 09:21 - A | A

Segunda-feira, 10 de Dezembro de 2018, 09h:21 - A | A

COMÉRCIO

Pesquisa da CDL aponta que 80% dos negativados são reincidentes

Redação

 

Uma pesquisa da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas mostra que 80% dos consumidores tiveram o nome incluído mais de uma vez na lista de devedores, isso em um período de um ano. O principal motivo para que isso venha ocorrendo, é a falta de planejamento.

 

O economista Ocemário Daltro afirma que na pesquisa pode ser observado que nos últimos 12 meses há um processo de inadimplência do consumidor brasileiro, e que desses 80% apenas 9,5% nesse período de um ano voltaram à adimplência, ou seja, quitaram suas dívidas  e voltaram para o mercado de consumo.

 

“Essa é uma situação bastante favorável se for comparado com o mês de setembro, onde tivemos um crescimento de apenas 5,65%. Esses fatores que somam a essa adimplência são positivos na economia, onde vimos a queda do desemprego, liberação de recursos, e agora a receita extra que é o décimo terceiro”, explica o economista.

 

Para aqueles que se encontram em situação de inadimplência, até o próximo dia 14 de dezembro terá a oportunidade de negociar os débitos, através do Mutirão Limpa Nome, promovido pela CDL Cuiabá.

 

Conforme o superintendente da CDL, Fábio Granja, dentro do Mutirão a entidade tem procurado orientar as pessoas que não basta apenas fazer a negociação e retirar o nome da lista de devedores naquele momento, e sim que a partir do momento em que o nome saia da restrição de crédito, possa voltar a planejar melhor as finanças e principalmente ter cuidados neste final de ano para realizar as compras de forma prudente.

 

“No início do próximo ano vem aí o IPTU, o IPVA, material escolar, matrículas, então tem que ter muito cuidado, ou o nome poderá retornar para o banco de dados e se tornar novamente inadimplente”, afirmou Granja.

 

O indicador da CDL aponta que o volume de dívidas regularizadas avançou 8,2% no acumulado em 12 meses, sendo que desse total, 65% se refere a dívidas bancárias.

 

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários