Cuiabá, 26 de Abril de 2024
Notícia Max
26 de Abril de 2024

ENTRETENIMENTO Quarta-feira, 09 de Janeiro de 2019, 10:19 - A | A

Quarta-feira, 09 de Janeiro de 2019, 10h:19 - A | A

PROGRAMAÇÃO

Após 35 anos, TV Globo anuncia o fim do 'Vídeo Show'

You Tube

© Divulgação/Isabella Pinheiro/Gshow

 

   

"Tudo acaba um dia, as coisas têm seus ciclos." Com esta frase, o ator Miguel Falabella, um dos mais longevos apresentadores do "Vídeo Show", comentou o fim do programa metalinguístico exibido pela Globo desde 1983.

 

O anúncio do encerramento do programa de variedades exibido na faixa das 14h foi feito pela emissora nesta terça (8). A última apresentação acontece na sexta-feira.

 

A fórmula de comentar programas e entrevistar artistas da própria casa deu certo por mais de 35 anos, mas estava desgastada e acumulou derrotas sucessivas de audiência para a Record em 2018. No horário, a concorrente exibe o jornalístico "Balanço Geral".

 

O "Vídeo Show" teve seu auge na década de 1990, quando era apresentado por Falabella (que ficou no comando entre 1987 e 2002). Ele fazia par com a atriz Cissa Guimarães, ou a garota que "quebra o coco mas não arrebenta a sapucaia", como era apresentada diariamente pelo colega.

 

"Sou muito grato ao 'Vídeo Show', ele me deu muita visibilidade e me aproximou mais do público. Eu não tinha personagem ali, eu era o próprio Miguel Falabella", diz o ator.

 

Com a saída do também diretor e dramaturgo em 2002, passaram pela bancada e pela reportagem do programa nomes como André Marques, Ana Furtado, Márcio Garcia, Zeca Camargo e Otaviano Costa.

 

O conteúdo permanecia sendo criado em boa parte a partir de uma espécie de reciclagem do material já produzido pela Globo, com cenas de novela e de outros programas. Com o passar dos anos, porém, os conteúdos originais ganhavam mais espaço. Havia, já nos anos 1990, exibição de bastidores, erros nas gravações, entrevistas e homenagens a artistas.

 

O programa, mais recentemente, foi sendo adaptado para um modelo mais próximo da revista eletrônica.

© Divulgação/Isabella Pinheiro/Gshow

 

 

Atualmente, havia uma seção que comentava frases de famosos nas redes sociais, por exemplo. Também havia um quadro comandado pelo influenciador digital Matheus Mazzafera com perguntas picantes para famosos.

 

A audiência não acompanhou tantas mudanças. Até sexta, estarão no comando do vespertino Sophia Abrahão e Joaquim Lopes.

 

Na tentativa de melhorar o desempenho do "Vídeo Show", passaram por ele, no último semestre, as ex-BBBs Ana Clara, Vivian Amorim e Fernanda Keulla, o humorista Maurício Meirelles (ex-CQC) e Márvio Lúcio, o Carioca (ex-Pânico). Não houve nenhum sinal de recuperação.

 

Existiria espaço hoje para um programa que torna o conteúdo da própria emissora autorreferencial? Ou o fim do "Vídeo Show" representa o fim desse modelo?

 

Falabella escapa da pergunta. "Não sei mesmo." Ele prefere falar sobre "a velocidade com que o mundo está mudando hoje". "A gente está na enxurrada, todo mundo se agarrando para não afundar, a gente está buscando um galho de árvore, porque o bicho está pegando", diz.

 

Em 2016, o apresentador voltou à bancada do "Vídeo Show" para fazer comentários no bloco final do programa.

 

"Eu tinha cruzado com o Boninho [José Bonifácio Brasil de Oliveira, um dos diretores, atualmente no comando do 'Big Brother'] e disse a ele que estava com saudade do 'Vídeo Show'. Daí ele me disse 'você não quer ir lá encerrar o programa então?'", conta.

 

A Globo, porém, manteve segredo sobre a decisão, mesmo entre funcionários do vespertino. Boa parte da produção do "Vídeo Show" foi informada de seu fim ainda na tarde desta terça-feira (8).

 

Com a última exibição do programa na sexta, segundo a Globo, o horário das 14h, a partir de segunda passa a ser ocupado pelos filmes da "Sessão da Tarde", seguido pelos capítulos das reprises do também tradicional "Vale a Pena Ver de Novo", que exibirá na ocasião o final da novela "Belíssima" e o capítulo inicial de "Cordel Encantado".

 

Para o próximo dia 21, depois da "Sessão da Tarde", a Globo programou a estreia de uma nova edição do "Álbum da Grande Família". É um especial exibido de segunda a sexta, com os melhores momentos do seriado "A Grande Família", que tinha Marco Nanini, Marieta Severo, Andrea Beltrão e Pedro Cardoso no elenco.

 

VÍDEO SHOW

 

 

De segunda a sexta, na Globo, na faixa das 14h; última exibição na sexta (11).

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários