Cuiabá, 26 de Abril de 2024
Notícia Max
26 de Abril de 2024

ESPORTE Sexta-feira, 12 de Julho de 2019, 16:06 - A | A

Sexta-feira, 12 de Julho de 2019, 16h:06 - A | A

MUNDIAL

Com lesão no punho, Ingrid estreia em Mundial na raça: "Pareço um elefante caindo na água"

GLOBO ESPORTE

Principal saltadora do país, Ingrid Oliveira entrou na temporada com expectativa de obter um resultado que a inserisse na elite no Campeonato Mundial de esportes aquáticos de Gwangju, na Coreia do Sul. Mas, após um primeiro semestre repleto de problemas, a carioca de 23 anos vai disputar a competição "na base da raça".

 

Ingrid sofre desde o começo do ano com um edema ósseo no punho esquerdo, que limitou sensivelmente sua preparação para o torneio na Ásia. A atleta disse que chegou a ficar três meses sem treinar - ela geralmente faz suas atividades na piscina do Fluminense ou no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro - e fez fisioterapia até as vésperas da viagem para a Coreia.

 

 

 

- Eu conto com a minha experiência para este Mundial, porque não consegui treinar direito. Fiquei parada durante três meses e só voltei em junho. Por isso, não consegui treinar tudo o que gostaria. É como eu disse, vou contar com a minha experiência - afirmou.

 

A saltadora estreia em Gwangju na madrugada deste sábado, à 1h (de Brasília), na final da plataforma mista de 10m ao lado de Isaac Souza - ambos têm pouca chance de medalha. Na segunda, às 22h (de Brasília), ela volta a competir em sua especialidade, a plataforma individual de 10m.

 

 

Será sua terceira participação em Campeonatos Mundiais da Fina (Federação Internacional de Natação). Na primeira vez, em Kazan 2015, ela ficou na 27ª posição na mesma prova em 15º lugar na prova em dupla com Giovanna Pedroso. Na segunda participação, em Budapeste 2017, a carioca ficou na 37ª e última posição na plataforma.

 

Eu sempre tento dar o meu melhor em todos os treinos. Inclusive, com essa lesão, eu estava muito bolada porque não conseguia treinar. O meu salto no ar está ótimo, mas quando chega na entrada pareço um elefante caindo na água por causa do punho, porque não tenho como segurar bem.

 

Segundo Ingrid, a lesão no punho prejudica principalmente na questão do equilíbrio e no momento de entrada na água.

 

- O impacto na água faz com que minha mão vá para trás além do normal. Assim que ela bate, eu fico um minuto com a mão dormente - comentou.

 

Nas últimas semanas, ela tem evitado fazer exercícios de equilíbrio para evitar forçar a munheca.

 

A competição em Gwangju e os Jogos Pan-Americanos de Lima valem vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020. Se falhar na obtenção da classificação nas duas tentativas, a brasileira ainda terá outra chance, em um torneio pré-olímpico no primeiro semestre do próximo ano.

 

- Eu teria que ficar entre as 12 finalistas [rána prova individual] para me classificar para Tóquio. Mas, com as minhas condições atuais de treino é difícil. Vou dar o que for preciso para estar na final. Eu me cobro muito para fazer o melhor possível, como atleta e como pessoa também - comentou.

 

Se avançar, Ingrid disputa a semifinal da prova da plataforma na terça-feira (16) e a final na quarta-feira (17). Depois, ela parte para a disputa dos Jogos Pan-Americanos de Lima.

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários