Cuiabá, 26 de Abril de 2024
Notícia Max
26 de Abril de 2024

ESPORTE Quarta-feira, 20 de Março de 2019, 11:16 - A | A

Quarta-feira, 20 de Março de 2019, 11h:16 - A | A

JAEL "MONSTRO" E "CRUEL"

Comemoração de Jael viraliza no Japão e torcedores do FC Tokyo se rendem ao "Cruel do Bem"

Matheus Beck — Porto Alegre

 

Na Liga Japonesa de Futebol ( J-League) de astros mundiais como Iniesta, Podolski e David Villa, quem lidera é o FC Tokyo, de Jael. O ex-centroavante gremista tem um gol em dois jogos, e ajudou o time a manter a invencibilidade e liderança no Campeonato Japonês. Mesmo com uma amostragem tão breve, ele já conquistou os torcedores, que replicam a comemoração do "Monstro do Bem" nas arquibancadas do estádio Ajinomoto, localizado na capital japonesa.

 

Jael fez a estreia oficial J-League em 10 de março. Na ocasião, o FC Tokyo encarou o Sagan Tosu, do espanhol Fernando Torres. O Cruel deixou o banco de reservas aos 20 minutos do segundo tempo, quando a partida estava empatada sem gols. Aos 42 minutos, o centroavante viu o lateral Mitsumaru, do Tosu, mandar contra o próprio gol e abrir o placar para o Tokyo. Nos acréscimos, porém, aproveitou o contra-ataque e sacramentou a vitória com seu primeiro gol em solo japonês.

 

Jael, "Monstro" e "Cluel"

A torcida do Tokyo já tem até uma música para o atacante. É uma variação do refrão da conhecida canção "Volare ", interpretada pelo italiano Domenico Modugno e tantas outras bandas. Na música, os japoneses entoam "Oh, Jael, ôôôô!" no lugar de "Volare! Ooooh!!!

 

 

De Renato a Jael, japonês se considera gremista

A comemoração do "Monstro do Bem" também começou a viralizar entre os torcedores japoneses. Ente eles, um que possui uma ligação mais profunda com Jael e seu ex-time.

 

No dia 11 de dezembro de 1983, o torcedor Shigeyuki Okuyama era uma das 62 mil testemunhas que assistiram in loco, no Estádio Nacional de Tóquio, no Japão, Renato Gaúcho marcar dois gols e dar o título do Mundial Interclubes ao Grêmio. Ele tinha 17 anos. Hoje, quase 36 anos depois, o japonês se reaproximou do Tricolor com a chegada de Jael ao FC Tokyo.

 

Daquela tarde, Shigeyuki guarda apenas memórias e uma camisa. De malha. Sem manga. Da torcida organizada Máquina Tricolor. Que ele não se lembra nem quem nem em que circunstâncias ganhou-a. Por três décadas, guardou-a em um armário.

 

— Eu fui ao jogo entre Grêmio e Hamburgo. Era uma criança, tinha 17 anos — conta. — Eu vibrei com Renato. Um torcedor me viu e me deu esta camiseta. Não sei o nome dele. Eu guardei com carinho por muito tempo — confessa.

LOO

 

 

Shigeyuki Okuyama sempre foi um amante do futebol. Mas como o futebol profissional japonês começou apenas em 1992, com a J-League, ele precisava assistir ao esporte de outros países. A atuação de Renato e dois demais gremistas encantou o torcedor, que passou a acompanhar o Grêmio de longe.

 

— Desde que Jael veio ao FC Tokyo, sinto uma ligação muito forte com o Grêmio. Vesti a camisa pela primeira vez em 36 anos — conta.

 

Com 53 anos, ele acumula uma série de experiências em arquibancadas. A maioria como fã da Seleção Japonesa. Nos último anos, porém, é um dos líderes da torcida do Tokyo:

 

— Antes do começo da J-League, eu apoiava a Seleção Japonesa. Uma foto minha foi incluída no programa da Copa do Mundo de 1998, em que a seleção japonesa participou pela primeira vez.

HYTR

 

 

O FC Tokyo é o líder da J-League com 10 pontos. São três vitórias e um empate. Um ponto atrás estão o Nagoya Grampus, de Jô, e o Oita Trinita. Jael tem apenas um gol, mas em apenas 26 minutos em campo. O que já leva alegria a milhares de "monstros do bem".

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

VÍDEO

0 Comentários