Cuiabá, 26 de Abril de 2024
Notícia Max
26 de Abril de 2024

ESPORTE Quarta-feira, 23 de Outubro de 2019, 08:41 - A | A

Quarta-feira, 23 de Outubro de 2019, 08h:41 - A | A

PARALIMPÍADAS

Medalhista na Rio 2016 e campeã paralímpica, belga morre por eutanásia aos 40 anos

Globo esporte

reprodução

medalhista

 

Foram muitos anos de luta, mas Marieke Vervoort enfim descansou. A belga de 40 anos, velocista de cadeira de rodas, sofria de tetraplegia degenerativa, uma doença sem cura e que causava fortes dores, paralisia além de convulsões e dificuldades para dormir. Por eutanásia, ela decidiu encerrar seu sofrimento e morreu nesta última terça-feira, dia 23 de outubro, por meio de eutanásia.

 

A decisão estava tomada desde 2008, quando Vervoort tinha um acordo assinado que legitimava um médico a aplicar-lhe uma injeção letal para encerrar seu sofrimento. No entanto, ao longo dos anos, a belga não deixou as dores serem maiores que suas alegrias nas pistas. Foi campeã paralímpica em Londres, em 2012, e ainda conquistou outras duas medalhas, uma de prata e outra de bronze, no Rio de Janeiro em 2016.

 

Marieke precisou a aprender a lidar com a dor ainda adolescente. Aos 14 anos, sofreu uma inflamação no pé, que passou para os joelhos. Aos 20, já em uma cadeira de rodas, abandonou os estudos e se submeteu a diversas cirurgias na tentativa de reverter o problema, sem sucesso. A doença degenerativa e incurável, os remédios fortes e as constantes idas a hospitais em busca de tratamento fizeram as tristezas maiores do que as alegrias nas pistas.

 

A Bélgica legalizou a eutanásia em 2002, tornando-se 12 anos mais tarde o único país no mundo no qual não existe limite mínimo de idade para tomar tal decisão.

 

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários